Esporte, Saúde, Qualidade de Vida e Paz...siga a fórmula
Na data de 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física e também o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, em prol do combate ao sedentarismo, da promoção da prática de atividades físicas e da celebração dos profissionais responsáveis por aplicá-las.
No IFB na sexta, 4 de abril, estudantes e servidores comemoraram a notícia do recebimento de equipamentos para ampliar o atendimento comunitário para os Centro de Iniciação Desportiva (CID) dos campi Riacho Fundo e Ceilândia. Foram investidos R$ 150 mil em equipamentos como placar eletrônico, tabelas de basquete, bebedouro industrial, uniformes e bolas. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Reginaldo Veras. Em uma visita ao IFB Campus Ceilândia para conferir a entrega de parte do material, o parlamentar disse estar extremamente feliz em dedicar recursos para equipamentos de liga nacional e olímpico para a região. "Se Deus quiser daqui sairão os futuros atletas olímpicos", comentou.
Hoje no IFB Campus Ceilândia, em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) e movimentos esportivos como o Cerrado Basquete, são ofertados para toda a comunidade (alunos e não alunos do IFB) aulas de judo, jiu jitsu, basquete, fusal e volei. "Tendo materiais de qualidade, nós conseguimos melhorar o desempenho dos nossos alunos e também da comunidade. Além de ser um atrativo para o público e chamar a comunidade. Agora nós temos painéis eletrônicos para os jogos de vôlei e basquete que se igualam a nível nacional", contou o professor educação física Michel Santos Silva. "Agradecemos por essa parceria tão produtiva e esperamos que vocês alunos aproveitem e usufruam muito", disse a reitora Veruska Machado.
" O grande impacto de recebermos equipamento de treino profissional é a qualidade. Além da parte esportiva ter objetivo de melhorar a saúde, atraimos os jovens para dentro da escola, um espaço seguro e apropriado", disse o prof. Paulo Wanderley, diretor-geral do IFB Campus Ceilândia.
Jogos e educadores
Consciente da importância dessa prática, o IFB oferta, anualmente, os Jogos intercampi (Distrito Federal) e participa de jogos nacionais da Rede Federal de Educação Profissioanal.
O coordenador dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Gilcemar da Silva Borges Júnior, destaca que existe inclusão nos JIFs. “Os jogos não oferecem modalidades que não permitam a participação desses alunos. Eles participam de forma comum, como todos os outros atletas”, diz o coordenador.
Talisson Rodrigo, de 20 anos, participante dos JIFs de 2023, relata como os jogos trouxeram ensinamentos e lições válidos para a vida acadêmica e social. “Sem dúvidas um marco na minha vida escolar, porque me fez tomar decisões que eu precisava. Então eu consegui colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar. Aprendi como é importante nunca desistir, a sempre dar meu 100%”, destaca.
O ex-aluno também reforça a necessidade de uma união respeitosa para com os colegas de equipe. “Entendi como é importante o trabalho em equipe e como cada jogador faz diferença dentro de quadra e, principalmente, aprendi a respeitar cada um do time, mas também os nossos adversários”, disse.
"O IFB, alinhado com a celebração destas datas (Dia Mundial da Atividade Física e também o Dia internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz), reafirma o seu compromisso com a promoção da saúde e do desenvolvimento social dos estudantes através do esporte e da educação física. A oferta do curso de Licenciatura em Educação Física no Campus Estrutural e a oferta dos Jogos, evidenciam o papel fundamental da instituição na construção da carreira de profissionais que sejam qualificados, além de incentivar um estilo de vida ativo e saudável para a comunidade escolar", conclui Giano Copetti, professor de Educação Física e atual diretor do IFB Campus Estrutural.
O curso superior de Licenciatura em Educação Física é ofertado no IFB Campus Estrutural, com o objetivo de atender à demanda de uma comunidade local e capacitar profissionais que atuem na educação básica, que exerçam o papel na formação de jovens no mundo esportivo e social, dentro de instituições de ensino.
Em uma fala ao podcast EstAção IFB, o professor do IFB André Gadelha destaca a importância da educação física na formação dos jovens. “A educação física nas escolas talvez seja a primeira oportunidade de um jovem ter uma atividade física prescrita por um profissional da área. E isso é importante para a sociedade e para todo o contexto de formação no que se refere à educação”.
O professor também aponta como a educação física é abrangente. Por possuir capacidade de atender estudantes de todos os perfis. “A educação física trabalha tudo aquilo que envolve o movimento corporal e as práticas corporais, que são cinco — jogos, luta, dança, ginástica e esporte — as quais, em um ambiente escolar, são aplicadas somente por um professor licenciado”, explica.
Redes Sociais