IFB promove ações em alusão ao Abril Indígena e visita Acampamento Terra Livre

Durante este mês de abril, o Instituto Federal de Brasília (IFB) vem realizando uma série de ações educativas e culturais para promover o reconhecimento dos povos originários, bem como realizar reflexões e ações sobre a presença indígena em nossa instituição.
As atividades foram organizadas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e pelos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) dos campi do IFB.
A programação incluiu rodas de conversa, palestras, oficinas, visitas técnicas, lançamento de livro e participação ativa no 21º Acampamento Terra Livre (ATL) — maior mobilização indígena do país — que está acontecendo em Brasília entre os dias 7 e 11 de abril de 2025, reunindo mais de seis mil indígenas de cerca de 150 povos de todas as regiões do Brasil.
Com o tema “Apib somos todos nós – Em defesa da Constituição e da Vida”, o ATL 2025 destaca a importância da demarcação dos territórios indígenas, o enfrentamento à crise climática e a defesa dos direitos garantidos na Constituição Federal. O IFB marcou presença com turmas de diversos cursos participando de visitas técnicas e da Marcha "A Resposta Somos Nós", realizada no dia 10 de abril.
Destaques da programação nos campi
IFB Campus Brasília
- Realização de rodas de conversa com especialistas nos dias 16, 22, 28 e 29 de abril.
- Lançamento do livro “Resistência em Retratos: Mobilizações Indígenas de 2024”, do estudante e comunicador indígena Levi Tapuia, com fotografias que retratam a força e a luta dos povos indígenas no Brasil.
📅 12 de abril | ⏰ 10h | 📍 Memorial dos Povos Indígenas | 🎟️ Evento gratuito e aberto ao público.
IFB Campus Estrutural
- Visita ao ATL com a turma do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente.
IFB Campus Gama
- Palestra “Povos Indígenas e Territórios Ameaçados: A Luta pela Sobrevivência na Amazônia”, com Marco Mota e Tainan Kumaruara.
- Oficina “Química e Pintura Corporal”, com bolsistas do PIBID.
- Encontro do grupo de estudos NEABI/NUGEDIS, com leitura e debate do texto “A química dos povos indígenas da América do Sul”, de Jens Soentgen e Klaus Hilbert.
IFB Campus Recanto das Emas
- Visita da turma Proeja 3 ao ATL no dia 10 de abril.
- Publicações informativas nas redes sociais do NEABI sobre o Abril Indígena. Ver postagens
IFB Campus Riacho Fundo
- Participação de estudantes e docentes na Marcha do ATL "A Resposta Somos Nós".
IFB Campus São Sebastião
- Visita técnica ao ATL com turmas dos cursos Subsequente em Secretariado e do Tecnólogo em Secretariado.
As ações do Abril Indígena no IFB reforçam o papel da instituição como espaço de formação crítica, diálogo intercultural e promoção da diversidade. Ao integrar a luta dos povos originários às atividades acadêmicas e pedagógicas, o IFB contribui para a construção de uma sociedade mais justa, plural e consciente de sua história.
Redes Sociais