Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Chocolate na Páscoa (e no ano inteiro)
Início do conteúdo da página

Chocolate na Páscoa (e no ano inteiro)

Criado: Segunda, 14 de Abril de 2025, 12h43 | Publicado: Segunda, 14 de Abril de 2025, 12h43 | Última atualização em Segunda, 14 de Abril de 2025, 13h07 | Acessos: 339

Na época da Páscoa, o queridinho de todos chegou às prateleiras em forma de ovos, bombons, barras, bolos e outras diversas guloseimas. Além dos comércios e lares, o chocolate está presente nas aulas da área de Gastronomia oferecidas no IFB Campus Riacho Fundo. Mas você já parou para pensar, como o chocolate utilizado nessas receitas é produzido?

A professora Marilene Teodoro Silva, da área de Gastronomia do IFB Campus Riacho Fundo, trouxe respostas para várias dúvidas sobre o amado chocolate.

 Qual é o pé do chocolate?


O chocolate possui uma extensa jornada de fabricação, que passa pela colheita das sementes do cacau, fermentação, secagem ao sol e torra para intensificar o sabor e o aroma. As sementes torradas do cacau são moídas, resultando em uma pasta chamada licor de cacau. Este licor é prensado para separar a manteiga de cacau, da sua gordura é feito o cacau em pó. A manteiga de cacau, o cacau em pó, o açúcar e, em alguns casos, o leite, são misturados em proporções variadas, dependendo do tipo de chocolate desejado. A mistura é então submetida à conchagem, um processo de agitação e aquecimento controlados que refina a textura e o sabor do chocolate. O chocolate líquido é temperado, um processo de aquecimento e resfriamento que garante a cristalização adequada da manteiga de cacau, resultando em um chocolate com brilho e textura ideais. Finalmente, o chocolate temperado é moldado em barras, bombons ou outras formas desejadas e embalado para preservar sua qualidade e frescor. 

 

Agora que você já sabe como o chocolate é produzido, que tal mais algumas curiosidades sobre ele?

 

  • Você sabia que o chocolate tem sabores determinados conforme a região?

A diferença entre os sabores do chocolate vem do solo a qual o cacau foi plantado e colhido, variando de acordo com a vegetação predominante do ambiente. Os chocolates brasileiros são característicos por possuírem notas de café, que são sentidas no paladar de forma peculiar, devido ao plantio do cacau vindo das regiões da Bahia e da Amazônia.

  • Você sabe quais nuances de sabor podem ser identificadas ao consumir o chocolate?

Além da influência exercida por cada país que produz a iguaria, a porcentagem de cacau presente no produto final também têm grande importância no sabor final, como os chocolates 70 e 100% cacau, que destacam-se pela menor quantidade de açúcares, além do sabor intenso e a presença de antioxidante. Já o chocolate ao leite, possui um sabor mais adocicado, uma vez que a sua textura é mais cremosa que as opções com mais cacau.

  • A pergunta que não quer calar, qual é a origem do chocolate branco? 

Apesar de não existirem definições históricas, acredita-se que o chocolate branco tenha sido criado para pessoas que não gostavam do chocolate escuro e para aquelas que são alérgicas. A base dos chocolates brancos nobres utiliza a manteiga de cacau, enquanto algumas versões podem ser feitas a partir de misturas de gordura de coco ou até gordura hidrogenada, além de castanhas e nozes. A produção do chocolate branco também deriva de uma grande quantidade de leite em pó, diferenciando-se do chocolate escuro.

  • Você sabia que é comprovado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes? 

O cacau é a peça chave para a felicidade, devido a presença da serotonina, responsável pela felicidade, o chocolate ajuda a regular o humor e consequentemente o cortisol. Apesar de ser muito gostoso, o chocolate também apresenta grande quantidade de gordura, conservantes e açúcares, então deve ser consumido de forma controlada e de preferência, assistido por um nutricionista.

  • Além de saborear em forma de barras, balas e guloseimas, existem outras formas de saborear o chocolate? 

A resposta é sim. Como um fruto do cacau, o chocolate pode ser consumido de diversas formas, como por exemplo, brownies e agora na época da páscoa, ele é muito consumido em forma de ovos. Dentro das aulas de gastronomia ministradas no IFB, os alunos aprendem a utilizar o chocolate na fabricação de massas de macarrão e pastéis, fora o uso do cacau em pó, manipulado nas receitas com o objetivo de intensificar e dar sabor aos molhos. 

  • Você sabia que os maias apelidaram o chocolate como uma “bebida dos deuses”?

Após consumirem o fruto do cacau e enxergarem o potencial na fabricação, os maias passaram a considerar o cacau um presente dos deuses. E começaram a fermentar as sementes do cacau, que assim como o vinho, possuem um teor alcoólico, apelidando a bebida proeminente de “bebida dos deuses”

  • Apesar de ser um fruto típico da vegetação tropical, o cacau é bastante consumido em áreas frias, que vão de gramado até os suíços. Você sabe qual é a razão disso acontecer? 

O consumo do chocolate em localidades frias é marcado pela energia proporcionada por ele. O chocolate possui cafeína em sua composição e apesar de não ser uma quantidade muito grande, é uma excelente escolha para driblar os climas gelados. 

  • Você sabia que o famoso creme de avelã foi criado devido à escassez de chocolate após a 2º Guerra Mundial?

A história do famoso creme de avelã, conhecido mundialmente, remonta à Itália pós-Segunda Guerra Mundial, um período marcado pela escassez de cacau. Após o conflito, o cacau se tornou um produto raro e caro na Europa. Diante dessa dificuldade, Pietro Ferrero, um confeiteiro italiano da região de Piemonte, buscou uma alternativa para criar um produto doce e acessível. A região de Piemonte era abundante em avelãs, o que inspirou Ferrero a combiná-las com pequenas quantidades de chocolate, resultando em um creme para barrar pão. Em 1946, ele criou um produto chamado "Pasta Gianduja", uma pasta dura de avelã e chocolate. Com o tempo, a receita foi aprimorada, e em 1964, o produto foi relançado com o nome "Nutella".

  • Existem dicas indicadas para preparar a guloseima perfeita de chocolate? 

As dicas dependem muito do tipo de preparo escolhido pela pessoa, o chocolate pode ser derretido tanto em micro-ondas quanto em banho maria. Em casos como esse, a principal dica é que utilize as instruções apresentadas nos rótulos de cada embalagem, facilitando uma melhor adaptação para o preparo do chocolate.

 

  • Você tem alguma receita especial para preparar no domingo de Páscoa?  A professora do Instituto federal de Brasília trouxe algumas receitas gostosas, rápidas e práticas.

Receita de um bolo de chocolate com calda de chocolate

Ingredientes:

A receita requer os seguintes ingredientes para a massa: 

0,4 Kg de açúcar, 0,7 Kg de farinha de trigo, 0,03 Kg de fermento químico, 0,45 Kg de óleo, 0,25 Kg de ovos, 0,01 Kg de sal, 0,45 Kg de leite líquido de vaca e 0,2 Kg de chocolate em pó. Para a cobertura, são necessários: 0,1 Kg de margarina, 0,4 Kg de leite condensado, 0,3 Kg de creme de leite e 0,1 Kg de chocolate em pó.

Modo de Preparo da Massa:

Em um recipiente (bowl), misture bem os ovos, o açúcar e o óleo. Em seguida, adicione gradualmente a farinha de trigo e o chocolate em pó, alternando com o leite. Após incorporar todos os ingredientes, acrescente o fermento em pó. Despeje a massa em uma assadeira untada e leve para assar em forno preaquecido a 180°C.

Modo de Preparo da Cobertura:

Para a cobertura, misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até ferver, obtendo uma calda cremosa.

Informações Adicionais:

O tempo total de preparo da receita é de 2 horas. As quantidades de ingredientes são ideais para servir 20 alunos.

 

Receita de um delicioso Brownie

Ingredientes:

0,250 Kg de chocolate meio amargo, 0,180 Kg de manteiga sem sal, 6 ovos (equivalente a 0,330 Kg), 0,400 Kg de açúcar mascavo, 0,250 Kg de farinha de trigo, 0,150 Kg de nozes, 0,002 Kg de sal refinado, 0,150 Kg de chocolate ao leite (cortado em cubos pequenos) e 0,020 L de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Primeiro, derreta a manteiga e o chocolate meio amargo em banho-maria e reserve. Em seguida, bata os ovos com o açúcar mascavo e a essência de baunilha. Incorpore o chocolate e a manteiga derretidos à mistura de ovos. Adicione a farinha de trigo e misture até que esteja completamente hidratada. Por fim, adicione as nozes picadas grosseiramente, o chocolate ao leite em cubos e o sal. Coloque a massa em uma forma retangular forrada com papel manteiga untado com manteiga. Asse em forno preaquecido a 180°C por 18 a 20 minutos, ou até que as bordas e a superfície estejam firmes, mantendo o centro úmido. Deixe esfriar antes de desenformar e cortar em quadrados.

Informações Adicionais:

A quantidade de ingredientes presentes na receita é ideal para servir um grupo de 5 a 6 pessoas.

Para aprender mais receitas como essa e desbravar o mundo da culinária e confeitaria, acesse>> https://www.ifb.edu.br/riachofundo/cursos

 

E tem mais!

Depois de ler estas curiosidades, que tal preparar estas receitas e delicia-las vendo antigas produções sobre o tema? Seguem algumas dicas sobre este doce amado e tão bem representado nas artes:

Chocolate com Pimenta (novela, 2003)

A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971, e aclamada depois pela atuação de Johnny Depp na versão de 2005.

Chocolate (filme, 2000), também com Johnny Depp e Juliette Binoche

Chocolate (música de Tim Maia, 1971, regravada por Marisa Monte em 1989)

O chocolate também foi eternizado pelas crianças no Brasil com o Trem da Alegria (1989), que garante que É de Chocolate que o amor é feito. Concorda?

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página