Chamada Pública - Constituição da comissão organizadora do III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado/CONECTAIF/2025
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O Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação tem sido um projeto defendido como uma referência de formação humana integral para as juventudes, uma vez que apresenta, como um de seus princípios, a indissociabilidade entre a formação geral e a educação profissional; coloca-se como um caminho para a busca de uma formação omnilateral e politécnica. O Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais não é só um novo desenho curricular; mas é, sobretudo, uma escolha ética, política e pedagógica por um projeto que visa à formação humana integral dos jovens em múltiplas dimensões: cultural, tecnológica, profissional, ética, política, entre outras; centra-se numa formação contextualizada e sensível à realidade social e ao mundo juvenil; colabora para a inserção ativa dos jovens no setor produtivo e na vida pública; e contribui, assim, para o desenvolvimento local, regional e nacional. É necessário, portanto, avançar na defesa de políticas, currículos e práticas educacionais que visam a fortalecer o projeto de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação, concebendo-o como uma ação articulada à uma política de Estado.
Nesse cenário, cabe destacar as recentes mudanças na política educacional brasileira decorrentes do processo de Reforma do Ensino Médio, a partir da Lei 13.415/2017 e as alterações advindas com a Lei 14.945/2024. A partir desse novo marco legal, podemos refletir: de que forma essas alterações na legislação interferem e podem ameaçar a concepção e a operacionalização do projeto de Ensino Médio Integrado pautado na garantia de uma sólida formação geral para os estudantes? Como essas alterações poderão indicar uma ameaça à continuidade do Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação? Será possível falarmos em Ensino Médio Integrado como a carga horária proposta para a Formação Geral Básica (FGB) indicada para a Educação Profissional? Que políticas, currículos e práticas pedagógicas para as juventudes da EPT são indispensáveis para a garantia de uma formação geral sólida para os estudantes ao longo do seu percurso formativo?
Dado este contexto, o III Seminário do EMI será um momento oportuno para promover tal reflexão, a troca de experiências e a afirmação do compromisso ético, político e pedagógico dos educadores e educadoras da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica em defender e buscar formas de aperfeiçoar o Ensino Médio Integrado como uma experiência inovadora para a inserção ativa dos jovens no mundo do trabalho e para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Vale destacar que o III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado é um evento a ser realizado no âmbito do CONECTAIF/2025 destinado a estudantes, docentes, gestores, pesquisadores e comunidade em geral interessados no debate, compartilhamento e aprofundamento de questões relevantes relacionadas ao ensino médio integrado no âmbito da educação profissional e tecnológica.
E para a realização do citado evento, a presente chamada busca servidores (docente ou técnico-administrativo) do quadro de pessoal permanente da Rede Federal de Educação, ou servidor em cooperação técnica ou professor temporário/substituto da Rede Federal de Educação, com interesse e disponibilidade para compor a Comissão Organizadora do evento a ser realizado entre os dias 7 e 11 dias, no âmbito do ConectaIF/2025.
Os membros da Comissão Organizadora poderão se envolver em diferentes tarefas, tais como: elaboração da identidade visual do evento; divulgação do evento; estruturação e publicação do site do evento; definição das normas de submissão no evento; avaliação das propostas recebidas no evento (mestres e doutores); publicação dos trabalhos recebidos no evento; elaboração e execução da programação do evento; convite e acolhimento dos palestrantes; controle da frequência dos participantes do evento; mediação das mesas durante o evento; emissão de certificados. "
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