Comitiva da China visita IFB em intercâmbio de métodos para a qualificação profissional
O Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu, na manhã dessa quinta-feira, 17 de janeiro, uma comitiva da China composta por representantes de instituições de ensino e do órgão nacional responsável pela educação no país.
O grupo está no Brasil com o intuito de conhecer a estrutura da educação profissional no país, já que a China está num momento crucial necessitando do desenvolvimento dessa modalidade de ensino.
Dentre os principais pontos pesquisados pela comitiva, destacavam-se a velocidade da ampliação da oferta de vagas no Brasil e a capacitação dos professores envolvidos no processo.
Para o Reitor do IFB, Wilson Conciani, o Brasil e o IFB também estão, nesse momento, preocupados com a internacionalização do saber. “É muito bom estar no instituto conhecendo nossa comunidade e ministrando cursos aqui, mas se há a possibilidade de ampliar o nosso conhecimento para que nossos projetos sejam aproveitados em todo o mundo é melhor ainda”, comenta o reitor.
Outra ação que poderá ser efetivada a partir dessa visita é a troca de experiências mútuas entre os países, com a ida de professores brasileiros para a China e vinda de profissionais chineses para o nosso país, com o intercâmbio de conhecimentos, principalmente na área de inovação tecnológica. “O instituto possui acordos com vários outros países, e estamos buscando um leque de parceiros internacionais com os quais possamos trocar experiências de ensino e aprendizagem”, afirma Conciani.
De Brasília a comitiva chinesa segue para São Paulo, onde visitará outro IF: o Instituto Federal de São Paulo.
Redes Sociais