EstAção IFB: R de Religião e Respeito
Já parou para pensar o que aconteceria se você fosse impedido de seguir a sua religião? Ou se não pudesse praticar aquilo em que acredita? A liberdade religiosa é justamente o direito de exercer a própria fé de maneira livre, sem coerções ou restrições. Pensando nisso, o novo episódio do EstAção IFB traz uma conversa necessária sobre esse tema tão importante para a convivência democrática e o respeito à diversidade.
Para discutir o tema da liberdade religiosa recebemos Tatiane Duarte, doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e especialista no assunto. Tatiane trouxe uma definição clara e acessível do que é a liberdade religiosa, reforçando que, embora o conceito seja reconhecido internacionalmente, ele ganha contornos diferentes conforme os contextos culturais. Ela destacou como o respeito à diversidade religiosa é essencial para promover uma convivência pacífica entre diferentes grupos sociais, e também refletiu sobre a importância do Estado laico na garantia desse direito.
Tatiane também falou sobre como essa diversidade moldou a sociedade brasileira e também os desafios que ainda enfrentamos, como o racismo religioso. A convidada apontou que as religiões de matriz africana seguem sendo alvo de preconceito e violência, e que combater esse cenário exige políticas públicas, educação e um compromisso real com os direitos humanos.
Ressaltamos que o Instituto Federal de Brasília (IFB) é uma instituição laica. Isso significa que não adota nenhuma religião, prezando por um ambiente educativo que respeita todas as crenças e convicções. No IFB, o compromisso é com uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, que acolha todos e todas, independentemente de sua fé.
Ouça aqui>> o podcast do EstAção IFB e/ou assista aqui>> na TV IFB no YouTube.
Redes Sociais