Página inicial > Reitoria > Campi do IFB se movimentam para compor Conselhos Gestores

Campi do IFB se movimentam para compor Conselhos Gestores

Criado: Quinta, 31 de Janeiro de 2013, 10h15 | Publicado: Quinta, 31 de Janeiro de 2013, 10h15 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1054

Com a publicação da Resolução n.º 23/12, no dia 6 de novembro do ano passado, que aprova o código eleitoral a ser utilizado para escolha dos representantes dos Conselhos Gestores nos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB), as unidades da instituição começaram a se movimentar, com o objetivo de compor os quadros gestores de cada campus.

Esses órgãos gestores terão a atribuição de apoiar a gestão administrativa e acadêmica das unidades, se reunindo, periodicamente, para acompanhar o andamento das decisões de interesse da comunidade acadêmica. O órgão terá caráter consultivo, decidindo, por meio de votação de seus membros, os assuntos a serem apreciados nos encontros.

Os Conselhos Gestores dos campi serão compostos pelo diretor-geral e representantes docente, técnico-administrativo, discente, da Administração Regional, do conselho de segurança e dos arranjos produtivos sociais ou culturais da comunidade.

Dessa forma, alguns campi do IFB já se movimentaram para, por meio de eleição, escolher seus representantes docente, discente e técnico-administrativo. As unidades de Brasília, Gama, Riacho Fundo e São Sebastião já elegeram seus pares. Já no Campus Samambaia, a votação acontece nesta quarta e quinta-feira e a previsão é que, no dia 3 de fevereiro, seja publicado o resultado final das eleições.

Para o professor Magno Alves de Oliveira, eleito o representante docente no Conselho Gestor do Campus Brasília, apesar de ter caráter consultivo, o colegiado é de extrema importância no momento de tomada de decisões. “Apesar não ter caráter deliberativo, o conselho é um órgão de suma importância, porque ele vai poder auxiliar o gestor - no caso o diretor do campus – a tomar as decisões importantes. Acredito que o colegiado vai poder colaborar bastante”, opina o professor.

O estudante do curso técnico em Secretariado do Campus São Sebastião Carlos Augusto Monteiro de Nascimento será representante discente no Conselho Gestor da unidade. O estudante espera ser a voz dos alunos no órgão colegiado.

“Eu fico muito lisonjeado com essa oportunidade de participar do conselho, representando meus colegas, e informando a nossa opinião nas tomadas de decisões. Com o colegiado, nós ganhamos voz e assim podemos opinar sobre as principais mudanças do campus. É uma alegria enorme ajudar na construção do IFB”, conta o estudante.

Nos próximos dias será divulgado o cronograma de posse dos conselhos dos campi que já foram definidos. As cerimônias devem acontecer a partir do dia 7 de fevereiro.