Indicadores dos cursos superiores
Os indicadores dos cursos superiores são graduados em cinco níveis cujos valores iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória, enquanto o nível 1 representa o conceito mais baixo e o nível 5 expressa o conceito mais alto.
Conceito de Curso (CC): resulta do processo de avaliação in loco do INEP para o reconhecimento ou a renovação do reconhecimento do curso. Os cursos cujo CC é igual ou maior a 3 são reconhecidos pelo MEC.
Conceito Enade (CE): avalia os cursos a partir do desempenho dos estudantes concluintes na prova do ENADE. Ou seja, é obtido a partir dos resultados dos estudantes do IFB em comparativo com o resultado da média nacional na prova.
Índice de Diferença entre o Desempenho Esperado e o Observado (IDD): afere o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes considerando seus resultados no Enem e no Enade.
Conceito Preliminar de Curso (CPC): é um indicador que sintetiza diversos indicadores e dados. Compõem o cálculo do CPC: Conceito ENADE (20%) + Índice de Diferença de Desempenho (35%) + avaliação que os estudante s realizam do curso no ENADE (15%) + a titulação e o regime de trabalho docente (30%) declarados no Censo da Educação Superior.
Os cursos cujo CPC é igual ou maior a 3 obtém a renovação de reconhecimento automática, sem a necessidade de realização da avaliação in loco do INEP.
Só dispõem de CPC os cursos que participam do ENADE.
Para consultar os indicadores por curso do IFB acesse o sistema e-MEC clique no menu Graduação e selecione o curso.
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