Censo da Educação Básica
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional. O preenchimento do Censo se dá em duas etapas e deve ser realizado pelo Sistema Educacenso.
Censo 1ª etapa
A primeira etapa de preenchimento, normalmente tem como data de referência de coleta a última quarta-feira do mês de maio. Nessa etapa, são coletadas informações sobre escolas, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula, no Sistema Educacenso. Para maiores informações de cronograma, formas de preenchimento por migração e orientações, acesso: CENSO ESCOLAR .
O usuário deve acessar o sistema inserindo as informações de Login abaixo relacionadas. os usuários cadastrados na primeira etapa permanecem ativos no sistema. Caso o usuário não tenha acesso ao sistema, deve solicitar perante a Pesquisa Institucional (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), informando seu CPF e e-mail, e será conferido o acesso ao sistema.
Após realizar o Login, o usuário deve aceitar os termos de sigilo de preenchimento para dar prosseguimento ao processo:
Para preenchimento sobre Gestor Escolar, o usuário deverá acessar a aba Dados do Gestor Escolar, preencher as informações abaixo relacionadas e salvar.
Para preencher os dados de Turmas o usuário deverá acessar a aba Listar turmas.
Censo 2ª etapa: situação do aluno
A 2ª etapa do Censo da Educação Básica, é a etapa na qual são informadas as situações de matrícula, ao final do ano letivo, dos estudantes cadastrados na 1ª etapa.
O período de referência da 2ª etapa é o final do ano letivo anterior.
Para o preenchimento o INEP disponibiliza Vídeos Tutoriais que auxiliam o preenchimento. As seguintes ações são previstas nessa etapa:
1) Confirmar o Gestor Escolar
2) Declarar situação de matrícula
3) Admitir após o censo
4) Encerrar censo
Confirmação do Gestor Escolar
A primeira ação ao acessar o sistema Educacenso para responder a 2ª etapa é confirmar se o Gestor Escolar (Diretor do Campus) informado na 1ª etapa ainda continua o mesmo na segunda etapa.
Geralmente, o Diretor do campus nas 2 etapas é o mesmo, então basta confirmar.
Declarar a situação de matrícula dos estudantes cadastrados na 1ª etapa do Censo, ao final do ano letivo de 2024.
Situações de matrícula possíveis no Educacenso. Rendimento escolar:
Aprovado* /Reprovado OU Movimento: transferido / falecido / deixou de frequentar**.
* Caso o estudante tenha sido Aprovado com dependência a situação final dele no Educacenso deverá ser indicada como Aprovado.
Caso o estudante esteja no último ano do curso e sua situação final seja de Aprovado, também deverá ser informado se o estudante é concluinte ou não na última coluna da turma.
**Deixou de frequentar: estudante que deixou de comparecer às aulas, mas não formalizou a transferência ou o cancelamento da matrícula.
Estudantes que ingressaram em turmas novas no 2º semestre letivo (casos de turmas de cursos subsequentes e de EJA). Geralmente, não são declarados no Censo da Educação Básica.
Admitidos após o Censo
Na primeira etapa do censo, foram informados os estudantes matriculados em 29/05/20XX (data de referência) nos cursos técnicos integrados, subsequentes e Proejas.
Como já foi dito, geralmente, não se declara no Censo os estudantes que ingressaram em turmas de cursos subsequentes e de Proejas no 2º semestre letivo.
Porém, estudantes que ingressaram após 29/05/20XX (provavelmente transferidos) em turmas de cursos técnicos integrados, subsequentes e Proejas que foram cadastradas na 1ª etapa, podem ser informados através da funcionalidade Admitidos Após o Censo.
Um estudante só pode ser admitido após o Censo, caso ele tenha sido informado por outra instituição de ensino na 1ª etapa.
Na 2ª etapa, a instituição de ensino anterior deverá indicar a situação de movimento desse estudante: ou transferido ou deixou de frequentar.
Ao admitir um aluno após o Censo, o campus deverá declarar a situação final de matrícula desse estudante.
Encerramento
Após informar a situação de matrícula de todos os estudantes, o campus deve conferir se todas as turmas estão com o V verde ao lado esquerdo do nome.
Se todas as turmas estiverem atualizadas com a situação do estudante, o campus deverá finalizar o censo e salvar o recibo.
Operação para finalizar o censo no sistema.
Retificação
Se for necessário, até a data de encerramento do censo, o campus poderá acessar o sistema novamente e reabrir o censo clicando em Retificar. Após atualizar o dado que estava errado, o campus deverá realizar o Encerramento do Ano Escolar novamente.
Além disso, o período de retificação da 2ª etapa do censo, no qual as informações declaradas no período regular de coleta poderão ser atualizadas ou corrigidas. Porém, para poder participar da etapa de retificação em abril o campus deverá "Encerrar o ano escolar" novamente.
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