Cursos do IFB são avaliados com nota máxima pelo MEC
No primeiro semestre letivo de 2025, três cursos de graduação do IFB foram avaliados pelo Ministério da Educação no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): Bacharelado em Engenharia Civil, Tecnologia em Secretariado e Tecnologia em Eventos.
A educação superior do país é avaliada, monitorada e regulada periodicamente pelo Ministério da Educação. Todos os cursos de graduação, a partir da metade da oferta da sua primeira turma, devem passar pelo processo de reconhecimento, ato que atesta a qualidade do curso, garantindo que ele atenda aos padrões estabelecidos pelo MEC. O curso reconhecido pode continuar a sua oferta, pode receber novas matrículas e pode emitir um diploma válido nacionalmente.
No processo de reconhecimento, avaliadores do MEC realizam uma visita in loco, que é composta pela análise de documentos pertinentes ao curso, por entrevistas com docentes, estudantes e técnicos e por uma visita guiada pelos espaços do campus. Para a avaliação, são consideradas 3 dimensões do curso: a pedagógico-didática, o corpo docente e a infraestrutura à disposição.
O processo de reconhecimento gera o indicador Conceito de Curso (CC), graduado em cinco níveis: o nível 1 representa o conceito mais baixo, e o nível 5 expressa o conceito mais alto. O Conceito de Curso cujo valor é igual ou superior a 3 indica a qualidade satisfatória do curso e promove o reconhecimento. O reconhecimento deve ser renovado periodicamente, de acordo com o ciclo avaliativo estabelecido pelo MEC.
Todos os cursos do IFB avaliados no primeiro semestre de 2025 obtiveram nota máxima, ou seja, o Conceito de Curso 5.
O curso Bacharelado em Engenharia Civil, ofertado pelo IFB Campus Samambaia, foi reconhecido, e os cursos Tecnologia em Secretariado, do IFB Campus São Sebastião, e de Tecnologia em Eventos, do IFB Campus Brasília, passaram pela renovação do reconhecimento.
Com esses resultados, o IFB ratifica o seu compromisso com a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade, visando contribuir para o desenvolvimento social, científico e tecnológico do Distrito Federal.
Para conferir todos os Conceitos de Curso obtidos pelo IFB, acesse o site do e-MEC (https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTQ0MDg=), clique no menu Graduação e selecione o curso desejado. O Conceito de Curso está identificado pela sigla CC.
Redes Sociais