EstAção IFB: Cão-guia, faro e confiança
Em 2024, o nadador paralímpico Wendell Belarmino conquistou a medalha de prata em Paris e dedicou-a a um parceiro especial: o cão-guia Ink. Na ocasião, Wendell afirmou que o animal foi “um dos maiores personagens dessa medalha”, destacando o impacto que ele teve em sua vida dentro e fora das competições.
Essa relação de confiança e parceria foi tema do EstAção IFB desta semana. O episódio recebeu dois convidados: Brunno Naves, treinador e coordenador do projeto de formação de cães-guia no IF Goiano, e o próprio Wendell Belarmino, que participou do processo de formação em dupla no Instituto Federal Catarinense e hoje compartilha sua rotina com o Ink.
No programa, Brunno explicou como funciona a preparação dos cães-guia e a formação das duplas com usuários. Ele ressaltou a importância de a sociedade conhecer e respeitar o comportamento desses animais em serviço. Contou como as pessoas podem ter um cão guia.
Wendell contou como foi sua adaptação com o Ink e destacou as transformações em sua vida após a chegada do cão. Segundo ele, além da mobilidade, o cão-guia trouxe mais autonomia, segurança e também afeto, tornando-se um verdadeiro companheiro.
O episódio está disponível no Spotify (ouça aqui >>) e no canal do YouTube TV IFB (assista aqui >>).
Redes Sociais