IFB promove oficina para servidores sobre o uso consciente e ético da inteligência artificial na educação
Na última terça-feira (30/09), a Coordenação Geral de Articulação Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino realizou oficina formativa voltada aos servidores técnico-administrativos e docentes, com foco no uso consciente e ético da inteligência artificial. O evento ocorreu na Reitoria.
Com o tema "IAgora? Discutindo o uso consciente e ético da inteligência artificial no ambiente escolar", a atividade teve como palestrante e facilitador o professor Tagore Vilela, do Campus Samambaia. Os objetivos do encontro foram:
- Promover o diálogo e a reflexão: criar um ambiente colaborativo para a troca de ideias e a construção coletiva de conhecimento sobre a IA na educação.
- Discutir as implicações éticas: analisar os desafios éticos fundamentais do uso da IA, como proteção de dados, vieses nos algoritmos, transparência e a preservação da autonomia pedagógica do professor.
- Capacitar na criação de prompts: ensinar os participantes a construir comandos (prompts) de forma estratégica, fornecendo contexto, definindo o público-alvo e tendo clareza nos objetivos para obter respostas mais precisas.
Durante o encontro, foram apresentadas as principais funcionalidades e formas de uso da ferramenta Chat GPT. A oficina proporcionou um espaço de diálogo, reflexão e prática sobre a ferramenta. E ainda revelou alguns possíveis desafios para a utilização do instrumento no campo educativo.
O evento reuniu servidores de diversos campi do IFB e contou com a colaboração da Diretoria de Educação a Distância.
Redes Sociais