Conferência de Educação do IFB terá sua segunda etapa no primeiro semestre de 2026
O Instituto Federal de Brasília (IFB) anunciou a readequação do cronograma para o segundo momento da Conferência de Educação IFB 16 Anos. A nova agenda, que terá início em fevereiro de 2026, foi definida pela Reitoria após diálogo com as gestões dos campi, com o objetivo de garantir o tempo necessário para uma análise aprofundada dos indicadores acadêmicos e a construção pactuada de planos de ação em cada unidade. Em síntese, o novo cronograma foi estruturado para aprofundar as análises dos campi e fortalecer a construção coletiva dos planos de ação.
A segunda etapa da Conferência é um momento-chave de avaliação, focado em "identificar potencialidades e desafios para a melhoria no desempenho acadêmico", conforme os objetivos do evento. O trabalho será guiado pela "Matriz de Análise Interna e Plano de Ação", um instrumento que estrutura a coleta de dados e a proposição de melhorias em dois níveis: uma Macroanálise, conduzida pela gestão do campus, e uma Microanálise, a ser realizada pelos colegiados de cada curso.
Pelo novo cronograma, as atividades começarão em fevereiro de 2026, durante a Semana Pedagógica, com a apresentação da Macroanálise em cada campus. Em seguida, os colegiados de curso se dedicarão à Microanálise, com um cronograma escalonado: de fevereiro a abril, o foco será nos Cursos Técnicos, e em maio, a análise abrangerá os Cursos Superiores e de Pós-Graduação.
Para garantir o alinhamento e a troca de experiências durante o processo, o andamento dos trabalhos será uma pauta mensal no Colégio de Dirigentes.
O processo será finalizado em junho de 2026, com a realização da Conferência, um evento de culminância em que todos os campi apresentarão seus planos de ação consolidados.
O objetivo final da Conferência é fortalecer os laços da comunidade por meio do trabalho coletivo, resultando em ações concretas que melhorem os indicadores institucionais, reforcem o cumprimento da missão do IFB e, por consequência, gerem mais valor para a sociedade.

Redes Sociais