Página inicial > Reitoria > Estão abertas as inscrições para novas turmas do Ciência sem Fronteiras

Estão abertas as inscrições para novas turmas do Ciência sem Fronteiras

Criado: Quinta, 14 de Março de 2013, 14h51 | Publicado: Quinta, 14 de Março de 2013, 14h51 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1639

Os estudantes interessados em participar do Ciência sem Fronteiras, na modalidade graduação sanduíche, têm até o dia 5 de abril para concorrerem a uma bolsa na Bélgica e na Finlândia. Quem quiser estudar na Austrália,  China ou Irlanda terá um dia a mais para se inscrever: 6 de abril. O resultado sairá em meados de maio e os cursos, no país estrangeiro, começarão em setembro.  A graduação sanduíche permite ao estudante cursar um ou dois semestres em uma instituição internacional, no meio da sua graduação no Brasil.

As inscrições devem ser feitas no site do programa. O passo seguinte será a homologação pela Instituição de Ensino Superior (IES) em que o aluno for matriculado. A avaliação final será feita pela Capes, que decidirá pela concessão da bolsa. Atualmente, três estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) recebem a bolsa e estão estudando no Chile e nos Estados Unidos.

Lançado em  julho de 2011, o programa prevê, em quatro anos, a utilização de até 101 mil bolsas de intercâmbio, que estão sendo preenchidas por estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores. Para a graduação sanduíche nos países europeus e na Ásia, o Ciência sem Fronteiras garante uma bolsa mensal de € 870, mais um auxílio instalação de € 1.320, um auxílio material didático de € 1.000, seguro saúde e as passagens de ida e volta.

Para se candidatar ao Ciência sem Fronteiras, o estudante deve ter cumprido, no mínimo, 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para o curso, apresentar bom desempenho acadêmico, segundo critérios da IES em que estiver matriculado, e comprovar proficiência em outra língua. No caso da Áustria, é exigida proficiência em alemão; já o inglês é exigido para os candidatos a bolsas na China, Finlândia e Irlanda. Quem se candidatar para uma bolsa na Bélgica deve ter proficiência em francês.

Além desses pré-requisitos, os editais preveem que terão prioridade os candidatos que fizeram o Enem após 2009 e alcançaram nota mínima de 600 pontos. Quem fez o Enem antes desse ano, ou obteve pontuação menor, pode concorrer às bolsas, mas concorrerá às vagas remanescentes.

De acordo com os editais abertos para a graduação sanduíche, serão concedidas bolsas para estudantes das seguintes áreas, consideradas prioritárias pelo governo: Engenharia e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra, Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologia da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa  voltada a projetos e processos de desenvolvimento tecnológico e inovação; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva, além de formação de tecnólogos nessas áreas prioritárias.

“De acordo com esses editais, podem ser inscrever os estudantes do IFB dos cursos de Tecnologia em Agroecologia, ofertado pelo Campus Planaltina, e Licenciatura em Química, oferecido pelo Campus Gama”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB, Luciana Massukado.