Parceira do IFB com o Ministério da Educação: Conservação e Restauro do mobiliário original do Palácio Capanema
O Núcleo de Pesquisa em Mobiliário Moderno Brasileiro do Instituto Federal de Brasília (IFB) firmou uma parceria com a Secretaria-Executiva do Ministério da Educação (MEC) para a conservação e o restauro do mobiliário original do Palácio Capanema, doado ao ministério.
A ação, de caráter extensionista, será desenvolvida por meio de Oficinas de Restauro entre os anos de 2025, 2026 e 2027, com uma abordagem teórico-prática voltada à formação técnica e à preservação do patrimônio cultural brasileiro. O projeto prevê a recuperação estrutural, física e estética de peças históricas e artísticas selecionadas do acervo.
Localizado no Rio de Janeiro, o Palácio Capanema é um dos marcos da arquitetura moderna no Brasil. Projetado em 1936 pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Affonso Reidy, Jorge Moreira, Carlos Leão e Ernani Vasconcelos, sob coordenação de Lucio Costa e consultoria de Le Corbusier, o edifício foi construído entre 1937 e 1945 para sediar o então Ministério da Educação e Saúde Pública.
O mobiliário original do Palácio foi desenvolvido por Oscar Niemeyer e outros profissionais sob a curadoria e aprovação do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP). As peças representam um importante legado do design moderno brasileiro, integrando funcionalidade, estética e inovação.
De acordo com a professora Fernanda Freitas Costa de Torres, do curso de Restauro do IFB Campus Samambaia, responsável pelo projeto, “é uma grande inspiração e uma honra desenvolver o restauro desse acervo histórico da primeira casa do MEC, contribuindo para a preservação de um patrimônio que marcou a história da educação e da arquitetura nacional, e no dia 14 de novembro de 2025, duas mesas restauradas pelos alunos farão parte de uma exposição em que celebramos os 95 anos do Ministério da Educação.
Redes Sociais