IFB marca presença no VIII Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena
O VIII Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI), realizado entre os dias 10 e 19 de novembro, fez parte da agenda da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O evento discutiu os desdobramentos da educação ofertada aos povos originários, com apresentações de trabalhos científicos e resultados de parcerias com organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais.
O encontro aconteceu em Belém, na Universidade Estadual do Pará (UEPA), com programação contendo mesas temáticas, debates e a Marcha Global Indígena. Cerca de 450 indígenas ligados à educação participaram do fórum.
O mestre em Educação Profissional e professor indígena Fulni-ô, do IFB Campus São Sebastião, Diêgo da Silva Oliveira, apresentou resultados de sua pesquisa de mestrado, com o tema: “A Efetividade da Educação Profissional e Tecnológica: Emancipação e Fortalecimento dos Saberes Tradicionais e Culturais dos Povos Macuxi e Wapichana”.
Ao final do fórum, foi construído um documento sintetizando todas as discussões abordadas nas assembleias, para ser encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Redes Sociais