Página inicial > Reitoria > Seminário do Proeja chega ao segundo dia dando sequência aos debates

Seminário do Proeja chega ao segundo dia dando sequência aos debates

Criado: Sexta, 22 de Março de 2013, 14h32 | Publicado: Sexta, 22 de Março de 2013, 14h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1125

Continuam, nesta sexta-feira, 22 de março, dentro da programação do Seminário de Abertura do Curso de Formação em Proeja, os debates sobre os desafios na educação de jovens, adultos e idosos. Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (IFB) do Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento acontece no auditório do Campus Brasília.

Nesta manhã, foram proferidas as palestras “Desafios e percurso do Proeja – a experiência do Espírito Santo”, pela professora da UFES e pesquisadora do programa, Eliza Ferreira Bortolozzi, e “Os desafios do Proeja na realidade escolar”, pela coordenadora do Proeja do IFES – Campus Vitória.

As palestrantes detalharam o surgimento do programa no estado do Espirito Santo e  compartilharam as dificuldades que são encontradas até hoje.

“Nessa modalidade de educação, em especial, é função do docente ajudar o aluno a pensar e a desenvolver habilidades para que ele esteja apto a ingressar no mundo do mercado de trabalho”, explicou Eliza Bortolozzi.

Porém, a pesquisadora destaca que a inserção no mercado, por si só, não é a solução dos problemas desses estudantes. “Não queremos qualificar para somente gerar mão de obra, mas sim oferecer qualidade de ensino, criando pessoas autônomas que tenham capacidade de discutir, propor e pensar sobre os processos de alienação”, conclui.

As apresentações das palestrantes seguiram com debates e algumas dúvidas do público.