Página inicial > Reitoria > IFB promove oficina de audiovisual para alunos do Centro de Ensino Médio Paulo Freire

Criado: Segunda, 15 de Abril de 2013, 14h51 | Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2013, 14h51 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2296

Vinte alunos do Centro de Ensino Médio Paulo Freire participaram de uma Oficina de Audiovisual, no IFB, ministrada por Ivo Regazi Filho (IFB) e Zaldo Cavalcanti Borges Pimentel (SE/UnB).

A Oficina – que contou em sua programação com noções de linguagem do audiovisual, pré-produção, preparação e produção de filme, e pós-produção ou edição e funções das equipes de trabalho – é um desdobramento do projeto Gesto Concreto, que trata do cuidado, da atenção e da preocupação para com pessoas que vivem em ambientes dependentes de solidariedade, humanidade e cidadania, coordenado pelo professor Josué Mendes. “Essa ação é uma forma de dar caráter prático à teoria que os alunos aprendem na escola; desenvolver neles o interesse por questões relacionadas ao seu meio social; e incorporar novas tecnologias às estratégias de ensino e aprendizagem”, explica Mendes.

O Projeto inicia-se com a leitura dos livros Saber cuidar, de Leonardo Boff, e Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade. Depois os alunos fazem contato com instituições carentes para levantar necessidades, promovem campanha de doação de mantimentos, organizam o material coletado e visitam as instituições escolhidas. Como resultado, produzem filmetos de 1 a 3 minutos (filmes curtíssimos), utilizando os recursos do celular, da câmera fotográfica e/ou da filmadora, e preparam uma Mostra de Filmes Curtíssimos do CEM Paulo Freire.

“A Oficina foi bem dinâmica, atendeu especialmente a quem não tinha conhecimento audiovisual  e trouxe grande ajuda para os grupos que vão produzir os filmetos”, relata a aluna Jéssica Sousa. “Promovendo ações de solidariedade e desenvolvendo a prática do voluntariado no contexto escolar, o Gesto Concreto desperta nos alunos o usufruto de seus dons e bens, a fim de perceberem quanto podem colaborar com a sociedade e, ao mesmo tempo, dignificarem a própria humanidade”, conclui o professor  Josué Mendes.

Para conhecer mais o projeto Gesto Concreto, Cliquei aqui.