Página inicial > Reitoria > Resolução regula funcionamento de novas estruturas acadêmicas

Resolução regula funcionamento de novas estruturas acadêmicas

Criado: Segunda, 29 de Abril de 2013, 18h46 | Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2013, 18h46 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1508

Uma resolução aprovada pelo Conselho Superior irá modificar a atual estrutura acadêmica dos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB). No dia 27 de março, foi publicada a Resolução n.º 5 de 2013, que estabelece as normas de funcionamento da coordenação de curso, do colegiado de curso e do núcleo docente estruturante.

De acordo com o documento, a partir de agora, os coordenadores dos cursos do IFB serão eleitos por meio de votos dos próprios professores do curso, sendo que qualquer um deles também poderá se candidatar ao cargo.

O mandato do coordenador eleito durará dois anos, podendo ser reeleito uma única vez. Caso não haja candidatos inscritos, ficará a cargo do diretor-geral do Campus indicar o professor.

Segundo o pró-reitor de Ensino do IFB, Nilton Cometti, está em via de publicação uma portaria do gabinete do reitor que inicie o processo de eleição. “É bem possível que nos próximos dias já tenhamos a portaria publicada”, afirma Cometti.

As eleições deverão ser realizadas internamente nos campi, para todos os cursos técnicos e superiores, simultaneamente.

Colegiado

Com a publicação da Resolução, também será criado um novo instrumento que irá colaborar com o processo ensino-apredizagem: o Colegiado de Curso. Esse conselho, cujos membros debaterão e votarão temas relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do curso, reunir-se-á, no mínimo, uma vez por mês.

Esse órgão será composto por todos os docentes do curso, coordenador pedagógico, presidente e vice do colegiado, além de representantes dos estudantes. Os alunos elegerão os seus pares por meio de eleição. Para Cometti, a inclusão dos alunos no processo resultará em um enorme ganho ao ensino do IFB.

“O maior ganho é na democratização da educação, permitindo ao aluno que seja ator do processo e não apenas um expectador. Com a participação do aluno nos colegiados, os cursos podem se aproximar ainda mais das demandas da sociedade e alinharem-se com as políticas públicas”, comenta.

Núcleo Docente Estruturante

Também serão criados, em todos os cursos de graduação do IFB, os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), em que um grupo de professores ficará responsável por recomendar modificações no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), avaliar o processo ensino-aprendizagem e os resultados obtidos, zelar pela integração curricular interdisciplinar, entre outras atribuições.

O grupo será composto por cinco professores, com mandato de um ano, podendo ser reconduzido por mais um mandato consecutivo.

Saiba mais sobre as atribuições de cada uma dessas novas unidades, acessando aqui a Resolução n.º 5 de 2013.