Página inicial > Reitoria > Estudantes de seis campi são diplomados com o sentimento de dever cumprido

Estudantes de seis campi são diplomados com o sentimento de dever cumprido

Criado: Segunda, 13 de Mai de 2013, 16h35 | Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2013, 16h35 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2119

Na noite da última sexta-feira, 10 de maio, 87 formandos dividiram entre si um sentimento em comum: a realização pelo sabor de uma grande conquista. No auditório do CREA-DF, lotado de familiares orgulhosos, os – agora – profissionais receberam, das mãos de seus professores, o tão sonhado certificado de conclusão de cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Brasília (IFB).

87 estudantes do IFB receberam o diploma em cerimônia realizada na última sexta-feira, 10 de maio

Entre as mais diversas histórias de vida e de superação, encontramos a de Elza dos Anjos Jesus, certificada no Cursos Técnico em Reciclagem pelo Campus Samambaia. Mãe de 3 filhos adultos, há pouco mais de seis anos, Elza tomou uma decisão que mudou o rumo de sua vida. “Eu não tinha concluído nem o Ensino Fundamental e com 40 anos decidi voltar a estudar. Fui fazer EJA (Educação de Jovens e Adultos) e retornei no 6.º ano”, conta a Técnica em Reciclagem.

Após a conclusão do Ensino Médio, Elza teve conhecimento dos cursos do IFB e, com o desejo de prosseguir nos estudos, enxergou ali uma oportunidade de qualificação técnica. Apesar das dificuldades, a estudante perseverou e seguiu firme em sua jornada estudantil. “Eu pensei, várias vezes, que não ia conseguir. Apareceram muitos empecilhos, mas meus filhos me incentivaram bastante e eu acabei perseverando. Se tivesse desistido, hoje estaria muito triste, com certeza”, conta.

Assim como Elza, cada um dos outros 86 estudantes trazia consigo uma história de vida e superação. O recebimento daquele certificado representava para eles muito mais do que a conclusão de um curso, mas também a expectativa e a motivação para continuar em busca de novas vitórias, em outras fases da vida.

Cerimônia

Elza dos Anjos recebeu o certificado da mãos do professor Luciano Gomes. 'Um sentimento inexplicável'.

A cerimônia de formatura teve a participação do reitor do IFB, Wilson Conciani, de todos os pró-reitores da instituição e dos diretores-gerais dos seis campi que tiveram formandos na ocasião - Brasília, Gama, Planaltina, Samambaia, Taguatinga e Taguatinga Centro. Em sua fala, o reitor destacou a importância desse momento na vida de cada um dos concluintes e para o desenvolvimento do país.

“Hoje, vocês estão encerrando a primeira etapa de formação profissional da vida de vocês e será essa etapa que dará condições de atender à sustentação a esse período de mudanças e desenvolvimento por que o país passa neste momento”, falou Conciani em seu discurso aos formados.

Durante pouco mais de duas horas, os formandos fizeram o tradicional juramento e ouviram palavras de incentivo e nostalgia do orador e dos diretores-gerais. Ao final, aconteceu o momento mais marcante da cerimônia: eles foram chamados, um a um, para receber o tão esperado diploma.

Familiares

Esse momento que marca a conquista na vida dos estudantes foi devidamente compartilhado com pais, mães, vizinhos, cônjuges, filhos e amigos. Cleunice Pereira de Castro compareceu no auditório do CREA para prestigiar o momento tão especial na família dela.  Orgulhosa da filha Bianca Pereira de Souza, formanda do curso Técnico em Manutenção e Suporte e Informática, a mãe não conseguia segurar a emoção.

“Estou muito emocionada. Só o fato de ter um filho formando é muita honra para o pai e para a mãe, e por ela ser a primeira na família tenho o sentimento dobrado”, conta Cleunice, que viu a caçula de sete filhos obter o primeiro diploma de ensino técnico na família.

“Foram muitas dificuldades, mas com a dedicação dela aos estudos e com o nosso incentivo, ela conseguiu. Daqui para frente é prosperar mais e mais, pois ela ainda vai ter muitas outras conquistas pela frente”, finaliza Cleunice.

Veja mais fotos da noite da formatura no facebook do IFB.