Página inicial > Reitoria > IFB reúne-se com secretarias do GDF para apoiar cooperativa de estudantes

IFB reúne-se com secretarias do GDF para apoiar cooperativa de estudantes

Criado: Quarta, 15 de Mai de 2013, 18h48 | Publicado: Quarta, 15 de Mai de 2013, 18h48 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1704

O Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SEM-DF) e com a Secretaria do Trabalho (SETRAB), realizou, na última segunda-feira, 13 de maio, uma tarde de atividades intersetoriais destinada a um grupo de 50 artesãs, alunas e ex-alunas do curso Técnico em Vestuário e do curso de Artesanato – ofertado pelo programa Mulheres Mil do Campus Taguatinga da instituição.

O grupo representa a Cooperativa Arte e Costura, a primeira cooperativa com iniciativa de estudantes do IFB, com grande potencial de geração de renda, inclusão socioprodutiva e fortalecimento dos arranjos produtivos locais.

A iniciativa das alunas foi bastante elogiada pelos presentes. A SEM-DF e a SETRAB ofereceram apoio, com a oferta de programas de crédito direcionados às mulheres e à confecção das Carteiras do Artesão.

A Carteira da Artesã regula a profissão no Distrito Federal. Quem possui o documento tem como benefício a isenção dos produtos comercializados da cobrança de ICMS e a exposição e comercialização dos produtos em eventos promovidos pela Secretaria de Trabalho.

A confecção será realizada na próxima sexta-feira, 17 de maio, das 9h às 16h, no Laboratório de Modoteca do Campus Taguatinga, com o intuito de facilitar a inclusão das alunas no circuito comercial em feiras e exposições de artesanato.

O encontro contou com a participação do reitor do IFB, Wilson Conciani, da Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amância, da Subsecretária de Políticas para Mulheres, Sandra Di Croce, do diretor do Campus Taguatinga, Élcio Paim, e de outros servidores das três instituições.

Esse foi o segundo encontro oriundo de uma parceria entre o IFB e a SEM-DF, intermediada pela Pró-Reitoria de Extensão, que visa ao empoderamento das mulheres da Cooperativa.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SEM-DF