Página inicial > Reitoria > Diálogos Formativos debate experiência educacional de escola alemã

Diálogos Formativos debate experiência educacional de escola alemã

Criado: Terça, 04 de Junho de 2013, 15h16 | Publicado: Terça, 04 de Junho de 2013, 15h16 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1541

O projeto Diálogos Formativos do Instituto Federal de Brasília (IFB) terá sua terceira edição neste ano de 2013 e, neste mês de junho, o debate terá como tema “Jenaplan: a experiência do currículo integrado em uma escola na Alemanha".

O encontro acontece no dia 12 de junho, às 9h, no auditório do Campus Brasília. O evento é voltado para servidores do IFB que atuam na área, mas também é aberto à comunidade externa. Os interessados já podem se inscrever (clique aqui e faça sua inscrição).

Jenaplan

Na Alemanha, como no Brasil, lidar com a heterogeneidade e contra a reprodução da desigualdade social são dois grandes desafios da Escola. Algumas respostas são buscadas entre ideias como o processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno, na prática comunal de estudos e na busca de uma construção curricular integrada.

A escola Jenaplan, fundada em 1927 no contexto da renovação pedagógica proposta pelo movimento que no Brasil ficou conhecido como Escolanovismo e na Alemanha como Reformpädagogik, é hoje um dos exemplos eminentes de uma práxis escolar transformadora na Alemanha, na Europa e no mundo. É uma escola que pensa e vive a partir do processo de aprendizagem do estudante.

Desde a pré-escola até o ensino médio todos aprendem numa escola juntos. Pode-se dizer que as principais características pedagógicas de integração curricular da escola Jenaplan são a heterogeneidade de faixas etárias dos agrupamentos; a implementação de projetos de aprendizagem e uma convivência escolar realizada por um conjunto democrático de alunos, pais e professores.

A conferência pretende oferecer uma impressão do conceito e cotidiano desta escola e animar o pensamento sobre possibilidades de ensino-aprendizagem como as construídas na escola Jenaplan.

Palestrantes

Annett Siebert: Licenciada em química e biologia pela Universidade de Jena, Alemanha, onde foi Professora Assistente da cátedra de Didática e Pedagogia da Educação Básica de onde saiu para dois anos de residência na Escola Jenaplan, onde hoje atua como pedagoga e professora da Educação Básica.

Benjamin Bunk: Mestre em Educação, com formação secundária em Psicologia, Ciência Política e Romanística (português), atualmente é Professor Assistente da Cátedra de Pedagogia Histórica e Pesquisa em Educação do Instituto de Educação e Cultura da Universidade de Jena, onde conduz seu doutorado sobre o tema “Educação e Movimentos Sociais: uma perspectiva pedagógica sobre o Movimento dos Sem Terra e o Fórum Social Mundial como espaços para processos educativos”.

Participação especial: Professor Casemiro José Mota do Instituto Federal Catarinense.

Diálogos

O projeto Diálogos Formativos consiste em realização de encontros, com objetivo de debater temas atuais e relevantes para a educação.

Os certificados de participação dos encontros serão emitidos pela Pró-Reitoria de Ensino (PREN) e serão entregues somente no final de 2013, efetivada a programação do ano, quando serão somadas todas as presenças dos participantes, para emissão do documento.