Página inicial > Reitoria > Diálogos Formativos debate sobre ensino com currículo integrado em Jena

Diálogos Formativos debate sobre ensino com currículo integrado em Jena

Criado: Quarta, 12 de Junho de 2013, 14h09 | Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2013, 14h09 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2344

Diálogos Formativos deste mês discutiu sobre a experiência do currículo integrado na escola Jenaplan na Alemanha.

Os debates contaram com a palestra dos professores Annett Siebet e Benjamin Brunk, que possuem experiência com o método da escola alemã. Os professores apresentaram seus trabalhos desenvolvidos na unidade de origem, que possui o foco na educação de forma integrada.

“A missão deste tipo de educação é garantir sempre a possibilidade de diferentes formas e caminhos de aprendizagem para os estudantes,” explicou, em sua apresentação, a professora Annett, que é docente de Biologia.

Siebet também falou sobre o processo educacional. “Cada estudante aprende de maneira diferente. Crianças aprendem uma com as outras, juntas, e ao mesmo tempo, elas aprendem a ter papeis diferentes. E o professor se torna um orientador, moderador”, explicou.

O debate foi enriquecido com a presença do professor do Instituto Federal Catarinense Casemiro José Mota, que  trouxe a discussão do tema para o ambito dos Institutos Federais, a partir da apresentação da experiência da escola alemã. A partir daí, aconteceu análises de quais medidas o IFB pode seguir para ter um método de estudos semelhante ao apresentado no evento.

O professor Benjamin Brunk ressaltou que o desenvolvimento de competências sociais e criatividade tem papel fundamental. “A vontade natural de aprender, de cada criança, tem de ser cultivada pela maior tempo possível”, finalizou.