Página inicial > Reitoria > Oficinas de Gastronomia dão sabor à programação da FEPET

Oficinas de Gastronomia dão sabor à programação da FEPET

Criado: Quinta, 20 de Junho de 2013, 15h57 | Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2013, 15h57 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2124

Quem tiver passando pelo Pátio Brasil Shopping, durante os dias 24 a 26 de junho, será surpreendido por um delicioso aroma de comida que não virá da praça de alimentação. Na arena, que será montada na área central do shopping, estudantes do curso Técnico de Cozinha do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB) oferecerão oficinas gratuitas de gastronomia.

Áleny Amarante, Madalena Morais, Matheus Henrique, Celícia Cerqueira e Maria Eusinete preparam as receitas de risoto que vão ministrar na FEPET.

A saborosa atividade será uma das atrações da Feira de Educação Profissional e Tecnológica promovido pelo IFB. No dia 24, às 12h, os alunos vão preparar um Risoto de Limão Siciliano. Já no dia 25, às 19h, o ingrediente principal será outro: Risoto de Abobrinha.

“Os estudantes estão muito empolgados com as atividades da FEPET. Será uma ótima oportunidade para eles apresentarem o que apreenderam no curso e eles querem mostrar que são capazes”, conta uma das professoras que supervisionarão as oficinas, Maíra Cardoso.

Para cada atividade, a própria turma escolheu, entre os estudantes, um chef – que comandará a oficina – e dois souschefs –  que serão assistentes dos primeiros. A estudante Celícia Cerqueira comandará a oficina na terça-feira e conta que está muito animada por ministrar essa atividade.

“Será a primeira vez que estarei do outro lado da oficina. Já participei de diversas oficinas, mas como ouvinte. Como palestrante será a primeira vez e estou muito honrada e orgulhosa por essa oportunidade. Será um prazer representar o IFB”, conta a estudante.

Animada, Celícia já antecipa o segredo de um bom risoto. Para a estudante é essencial ter um arroz de boa qualidade e um bom fundo.

“O fundo é uma preparação técnica que dá o sabor ao risoto. É o caldo, que em casa geralmente é utilizado aquele caldo industrializado em tabletes. O segredo é que seja utilizado um caldo feito com ingredientes naturais, frescos e de boa qualidade”, revela a aluna.

Além do preparo dos pratos, a equipe de estudantes apresentarão a origem e história da receita, com direito a degustação dos participantes no final do preparo.

Doce e Poesias

Na quarta-feira, 26, às 12h, será a vez das estudantes do curso de Doceiras do Programa Mulheres Mil assumiram as atividades e ministrar uma oficina de doces. Além disso, também haverá declamações de poesias.

Um dia antes, na terça-feira, 25, às 20h, haverá apresentação dos cursos técnicos ofertados pelo Campus Riacho Fundo – Transações Imobiliárias e de Cozinha – aos empresários dos setores.

A FEPET começa na próxima segunda-feira e é totalmente gratuita. Participe!

Oficinas de Gastronomia – FEPET

24 de junho – Segunda-feira - 12h - Oficina de Risoto de Limão Siciliano;

25 de junho – Terça-feira - 19h - Oficina de Risoto de Abobrinha;

25 de junho – Terça-feira - 20h - Apresentação dos cursos Técnicos de Cozinha e Transações Imobiliárias aos empresários dos setores;

26 de junho – Quarta-feira - 12h - Oficina de Doces: “Doces e Poesias” - Programa Mulheres Mil.