Nota de Esclarecimento sobre o processo de consulta no Campus Planaltina
O reitor vem esclarecer à comunidade do IFB, em particular à de Planaltina, os seguinte fatos:
1. no último dia 18/07 ocorreu a consulta à comunidade do Campus Planaltina para a escolha do Diretor-Geral;
2. neste processo participaram, além dos docentes e servidores do Instituto, também os do GDF que atuam no campus, bem como estudantes de cursos técnicos, superior e de qualificação (FIC);
3. após a votação houve uma primeira liminar da Justiça Federal suspendendo parcialmente a posse do candidato escolhido, até que o mérito da questão - anulação do processo - fosse julgado;
4. desde então, sucessivas reuniões ocorreram, incluindo as do Conselho Superior, no sentido de que fosse encontrada uma solução de consenso para a questão;
5. ontem (20/06), após uma longa conversação incluindo a participação de membros internos (IFB) do Conselho Superior, representação de estudantes do campus, dentre outros, acordou-se que seria concedida ao escolhido no pleito a condição de Diretor-Geral pró-tempore até que a Justiça Federal julgasse o mérito;
6. ainda na mesma noite (20/06) após todas as tratativas, uma nova liminar da Justiça Federal proibia ao reitor, sob pena de pagamento de multa e responsabilidade criminal (detenção), de cumprir os tratos há pouco acordados;
7. no decorrer de todo o dia de hoje (21/06) e após novas rodadas de negociação envolvendo servidores, estudantes e os candidatos envolvidos no processo, coube à pessoa do reitor a missão de convidar o servidor indicado pelo grupo para que assuma a Direção Geral, até que seja possível uma nova consulta ou, por força de interpelação judicial, a posse do servidor escolhido;
8. tão logo consumada a consulta ao indicado este assumirá, na condição de Diretor-Geral pró-tempore, a gestão do campus durante o período de transição.
Obrigado!
Wilson Conciani
Reitor
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