Página inicial > Reitoria > FEPET é aberta com oficina gastronômica de risoto

FEPET é aberta com oficina gastronômica de risoto

Criado: Terça, 25 de Junho de 2013, 09h37 | Publicado: Terça, 25 de Junho de 2013, 09h37 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1650

Na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, a Feira da Educação Profissional e Tecnológica (FEPET) do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi aberta e contou com atividades expositivas e interativas com público, na área central do Pátio Brasil Shopping.

Estudantes do Campus Riacho Fundo ministram oficina de Risoto no primeiro dia da FEPET

A interatividade foi, justamente, um dos principais ingredientes da oficina de Risoto de Limão Siciliano, comandada por estudantes do curso Técnico de Cozinha do Campus Riacho Fundo. A atividade aguçou os cinco sentidos dos visitantes que passavam pelo espaço montado pelo IFB no shopping.

Para a aluna Erci Teixeira, uma das ministradoras da oficina, a FEPET é uma ótima oportunidade para os atuais e futuros estudantes. “É muito bom poder aprender e depois ensinar, para mostrar o que aprendemos. Eu adoro esse curso. Aprendi a cozinhar ainda menina, mas sempre tive muita vontade de aprender a cozinhar profissionalmente”, conta a estudante.

Para Erci, a divulgação do curso poderá levar a outras pessoas a ter a oportunidade que ela está tendo como aluna. “Os cursos de gastronomia são muito caros, quando surgiu a oportunidade aqui no IFB eu aproveitei, agarrei a chance e não soltei mais, é muito bom saber que o IFB pode me proporcionar isso”, finaliza.

Após a oficina, onde puderam acompanhar os segredos da receita, os inscritos degustaram o delicioso resultado – Risoto da Limão Siciliano.

Quem não pode participar neste primeiro dia, ainda haverá outras duas oficinas gastronômicas durante a FEPET.

Anote os horários:

25 de junho – 19h – Oficina de Risoto de Abobrinha

26 de junho – 12 – Oficina de Cupcakes

Para quem ficou com água na boca dessa receita, veja abaixo o passo a passo para preparar esse delicioso prato.

Receita do Risoto de Limão Siciliano

Ingredientes:

1L caldo de vegetais (Veja a receita no final)

30ml de azeite de oliva

1 cebola média

200g de arroz Carnaroli (não precisa ser lavado)

60ml de vinho branco seco

Suco de 4 unidades de limão siciliano

30g de manteiga

100g de queijo parmesão ralado grosso

Raspas de 4 unidades de limão siciliano

Sal a gosto

Pimenta branca moída a gosto

Noz moscada a gosto

Modo de preparo:

Tire as raspas dos limões. Rale o queijo e a cebola separadamente.

Tire o suco dos limões.

Numa panela refogue a cebola no azeite de oliva por 3 min em fogo brando.

Acrescente o arroz Carnaroli e refogue. Após isso, acrescente o vinho branco e deixe evaporar.

Acrescente aos poucos o caldo de vegetais, o sumo dos limões e a casca de limão, e mexa deixando o arroz bem cremoso.

Vá acrescentando o caldo de vegetais até que o arroz fique cozido.

Quando o arroz estiver cozido, acrescente a manteiga e, por último, o queijo parmesão. Mexa até homogeneizar.

Acrescente o sal, a pimenta e a noz moscada.

Sirva imediatamente.

Fundo de Vegetais

Ingredientes:
100 gramas de cebola
50 gramas de cenoura
50 gramas de salsão
50 gramas de alho poró
35 gramas de pimentão amarelo
70 ml de vinho branco seco
150 gramas de tomate italiano maduro
50 gramas de repolho
2 gramas de alho
1,5 litros de água
1 sashet d´épices com cravo (5 grãos de pimenta do reino preta quebrados, 1 talo de salsa, 1 folha média de louro, 1 ramo de tomilho, 1 dente de alho grande. Utilizando uma gaze e barbante culinário, forme um pequeno sachet fechando-o)

Modo de Preparo:
Corte a cebola, cenoura, salsão, pimentão e tomate em cubos médios. Corte o alho em cubo pequeno.
Saltear cebola, cenoura, salsão, pimentão e tomate em cubos em manteiga clarificada, acrescente o vinho e deixe reduzir, acrescente a água e cozinhe por i hora em fogo baixo.
Coe e resfrie.
Rendimento: 1,4 Litros