Página inicial > Reitoria > IFB realiza lançamento de livros ao som de música clássica

IFB realiza lançamento de livros ao som de música clássica

Criado: Terça, 25 de Junho de 2013, 11h56 | Publicado: Terça, 25 de Junho de 2013, 11h56 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2951

A pedagoga Cymara Lima está visitando Brasília e aproveitou para conseguir um livro autografado no lançamento.

Você está passeando por um grande shopping e se depara com o lançamento de livros e com um show de um grupo de violinos. Essa não é uma situação comum, mas foi justamente isso que aconteceu com a pedagoga Cymara Lima. Moradora do município de Exu, cidade de Pernambuco, Cymara está de passagem por Brasília e em um passeio ao Pátio Brasil, viu a movimentação da Feira de Educação Profissional e Tecnológica (FEPET) e resolveu parar.

Assim como a pedagoga, centenas de visitantes prestigiaram o lançamento de nove livros da editora do Instituto Federal de Brasília (IFB) que aconteceu, na noite desta segunda-feira, 24 de junho. Eles formaram uma fila e puderam levar as obras para casa, autografadas pelos próprios autores – servidores do IFB.

“Meu esposo trabalha com computação e está querendo começar um novo curso técnico. Vou levar esse livro para ele. Com certeza vai ser bastante útil”, conta Cymara.

Além do lançamento das publicações, a noite também foi abrilhantada pela apresentação do Grupo Scala – formado por estudantes da classe de violino da Escola de Música de Brasília. O grupo é comandado pelo professor Ricardo Menezes e teve o acompanhamento, nos teclados, da professora de música do IFB, Juliana Rocha.

O grupo tocou, em seu repertório, composições de consagrados compositores da música clássica como G. Ph. Telemann, Oskar Rieding e Johann Pachelbel.

Publicações

Os conteúdos dos noves livros lançados na noite desta segunda-feira foram selecionados por meio de um edital que teve como objetivo publicar materiais técnico pedagógico nas áreas de atuação do IFB.

A professora Jane Beatriz - a primeira da direita - com os colegas autores, autografando livros no lançamento.

Na maioria dos casos, as ideias dos livros surgiram a partir da necessidade dos próprios professores de encontrar materiais didáticos para os cursos específicos da instituição. Esse foi o caso da coleção de livros, voltados para o atendimento comercial, em três línguas diferentes.

“Can I help you?”, “¿Puedo ayuarle?” e “Que puis-je pour vous?” são três publicações que buscam auxiliar o ensino das línguas para o atendimento comercial de iniciantes nas línguas inglesa, espanhola e francesa, respectivamente.

“O projeto surgiu por uma necessidade de material para atendimento comercial para o aluno iniciante”, conta a professora do Campus Gama, Jane Beatriz Vilarinho Pereira, autora do livro na versão inglesa.

“Os materiais existentes no mercado, geralmente preparam os alunos para serem o turista e a gente não queria isso. A gente queria prepará-los para fazerem o atendimento, para que conseguissem falar da cultura brasileira, da nossa alimentação, etc”, finaliza Jane.

Veja, abaixo a relação dos livros e autores lançados na noite desta segunda-feira.

INFORMÁTICA BÁSICA PARA O ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

Renata Mourão Guimarães

REVISTA EIXO – v. 1, n. 2 – jul-dez/2012

CATÁLOGO DE PESQUISA 2012