Página inicial > Reitoria > Ciência sem Fronteiras: Edital para o Canadá inclui bacharelado

Ciência sem Fronteiras: Edital para o Canadá inclui bacharelado

Criado: Quinta, 27 de Junho de 2013, 17h12 | Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2013, 17h12 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1436

Durante a reunião para avaliação da visita de representantes de colleges canadenses ao Brasil, na manhã dessa quarta-feira, 26/6, em Brasília, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a inclusão de estudantes de cursos de bacharelado na chamada pública para graduação-sanduíche no Canadá. As inscrições para intercâmbio naquele País continuam abertas.

A participação de futuros bacharéis foi uma reivindicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que também solicitou a prorrogação do período de inscrições e a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas como critério classificatório – e não mais obrigatório, como prevê o edital. De acordo com o representante da Capes na reunião, Rafael Oliveira, a última reivindicação deve ser tratada diretamente com o Ministério da Educação (MEC).

Desde 17 de junho em visita a institutos federais, representantes de 22 institutos de tecnologia canadenses que percorreram o Brasil para divulgar o sistema de ensino do Canadá e os cursos ofertados apresentaram um balanço das atividades dos últimos dias. A comitiva visitou 21 instituições ministrando palestras com o objetivo de atrair estudantes (clique aqui para assistir ao vídeo disponibilizado pelo Instituto Federal do Paraná). O programa Ciência sem Fronteiras oferece mil vagas para intercâmbio naquele país.

Na avaliação dos canadenses, o domínio do idioma (inglês e francês) por parte dos estudantes brasileiros foi a principal fragilidade identificada durante as visitas. Como ponto positivo, eles destacaram a participação dos institutos federais no Ciência sem Fronteiras e o compromisso da Rede em mobilizar os alunos.

O Conif foi representado pelo reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes, e pelo reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Paulo César Pereira. Eles ratificaram o desempenho positivo do Ciência sem Fronteiras e garantiram a continuidade de ações que viabilizem o intercâmbio de estudantes brasileiros no exterior. Os bons resultados do Programa também foram destacados pela segunda secretária para Assuntos Políticos da Embaixada do Canadá, Camille Ruest.

Inscrições – as inscrições para graduação-sanduíche no Canadá e nos Estados Unidos ficarão abertas até o dia 8 de julho na página do Programa Ciência sem Fronteiras na internet. As atividades no país de destino iniciarão a partir de janeiro de 2014. Também estão disponíveis bolsas para graduação-sanduíche em outros sete países: Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Finlândia, Hungria, Japão e Reino Unido.

Mais informações na página do Ciência sem Fronteiras na internet.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CONIF