Página inicial > Reitoria > Pesquisadora francesa encerra estágio de noves meses no IFB

Pesquisadora francesa encerra estágio de noves meses no IFB

Criado: Sexta, 05 de Julho de 2013, 14h58 | Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2013, 14h58 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1433

Após nove meses, chegou ao fim o período de estágio da pesquisadora Karine Bouchet no Instituto Federal de Brasília (IFB). Mestranda em “Francês como Segunda Língua” pela Universidade de Lyon, na França, a pesquisadora esteve atuando na instituição desde setembro do ano passado, quando chegou ao Brasil para realizar o intercâmbio por meio de um programa do Ministério Francês de Relações Exteriores.

Karine Bouchet, pesquisadora da Universidade de Lyon

“O mestrado profissional tem uma parte teórica em que aprendemos a dar aula de francês e a estudar a parte linguística e de gramática, e o segundo ano do mestrado é uma parte prática, quando os alunos vão para um país no qual a população precisa aprender francês; assim aplicamos o que aprendemos na teoria”, explica Karine.

Dentre as atividades realizadas pela pesquisadora, destaca-se o ensino da língua francesa para os professores do Campus Planaltina do IFB que participam de um projeto de cooperação técnica e ofertam um curso de Pós-Graduação no Benim.

“Esse foi o primeiro projeto, mas também houve as aulas de francês nos campi Brasília e Taguatinga para estudantes do IFB, com turmas intensivas de cinco semanas de francês geral, e depois dessas aulas eu fiz algumas traduções”, cita.

Karine também participou como palestrante da segunda Semana de Produção Científica, que aconteceu no ano passado, e deu aulas particulares para uma estudante do IFB que participou do programa Ciência sem Fronteiras e precisava fazer a prova de proficiência em francês. Após as aulas, a estudante conseguiu ser aprovada no teste de línguas.

Programa

Iniciado em 1996, o programa de intercâmbio oferece aos estudantes de pós-graduação de “Français Langue Etrangère” (Francês como segunda língua) uma experiência profissional internacional nos domínios da educação e/ou dos eventos culturais relacionados com a França, em cerca de 69 países, incluindo o Brasil.

Os estágios são subvencionados parte pela França, por meio do Ministério das Relações Exteriores, e parte pelo país de destino, no caso do Brasil, pelos Institutos Federais. Além de Karine, que veio ao IFB entre setembro de 2012 e julho de 2013, outros seis estagiários franceses atuaram nos institutos federais em Manaus, Belém, Palmas, Curitiba, São Carlos e Pelotas.

Durante seu estágio, Karine esteve atuando na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Segundo a pró-reitora da PRPI, Luciana Massukado, a experiência da pesquisadora no IFB já é o início de uma cultura de intercâmbio na instituição, já que Karine é a segunda intercambista que vem atuar no IFB. Kirsten Kennedy, do Niagara College do Canadá, também atuou por aqui.

Para Luciana, outro benefício do trabalho desenvolvido pela Karine foi ajudar na difusão, entre a comunidade estudantil, do mestrado profissional.

“Essa experiência faz com que a comunidade aprenda o que é um mestrado profissional e o que é pesquisa aplicada, que tem um objetivo específico e que atende uma comunidade que tenha essa necessidade”, finaliza a pró-reitora.