Página inicial > Reitoria > IFB adere ao Projeto Esplanada Sustentável e lança campanha de conscientização

IFB adere ao Projeto Esplanada Sustentável e lança campanha de conscientização

Criado: Sexta, 05 de Julho de 2013, 16h10 | Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2013, 16h10 | Última atualização em Quarta, 04 de Mai de 2022, 11h37 | Acessos: 3812

Vote aqui no nome da Mascote da campanha.

Para se ter um mundo melhor é preciso agir. Com essa intenção o Instituto Federal de Brasília (IFB) aderiu ao Projeto Esplanada Sustentável e lançou uma campanha de conscientização do uso racional de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental e socioeconômica.

O objetivo da campanha é reduzir o impacto ambiental das atividades realizadas na instituição e desenvolver a cultura da sustentabilidade em todas as unidades do IFB. Para se ter um exemplo, atualmente o consumo mensal de copos descartáveis, apenas na reitoria, é de 7 mil copos o que gera – além de gastos de dinheiro público – resíduos sólidos ao planeta.

Como uma das principais ações da campanha, o IFB deixará de utilizar, de forma oficial, copos descartáveis. Em substituição, foram confeccionadas 12 mil canecas ecológicas – feitas de fibra de coco com resina 100% – que serão distribuídas para todos os alunos, servidores, funcionários e estagiários do Instituto.

Além de deixar de utilizar copos descartáveis, a campanha é composta por outras ações institucionais, que incluem educação ambiental nos campi e na reitoria, por meio de adesivos de conscientização. Serão colados adesivos em locais estratégicos, com o objetivo de incentivar o uso consciente dos ares-condicionados, das luzes, de papeis, de impressões gráficas etc.

Outra ação que fez parte da campanha foi a aquisição de produtos de fornecedores e matérias-primas que se enquadram às normas ambientais brasileiras, como, por exemplo, as canetas feitas 100% em papel reciclado, assim como todos os materiais gráficos, como flyer, fôlder, pasta envelope, bloco de anotações, crachás de eventos, etc.

Projeto Esplanada Sustentável

O Projeto Esplanada Sustentável (PES) é uma iniciativa conjunta de quatro Ministérios –     Planejamento, Meio Ambiente, Minas e Energia, e Desenvolvimento Social e Combate à Fome –, que têm por objetivo principal promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal.

A proposta é que esse projeto incentive órgãos e instituições públicas federais a adotarem modelo de gestão organizacional e de processos estruturados na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais.

Mascote

A identidade visual e os materiais da campanha foram criados e desenvolvidos pelo Núcleo de Comunicação Social do IFB. Como mascote, a coruja foi escolhida para estampar os materiais pela simbologia que o animal carrega consigo. A ave representa a pedagogia e o professor, o que torna coerente a utilização da imagem do animal na campanha educacional numa instituição de ensino.

Além disso, a coruja – por ter a capacidade de enxergar através da escuridão – consegue ver o que os outros não veem. Assim, os olhos da coruja, que estarão espalhados em adesivos pelos campi do IFB, tornam-se uma espécie de guardiões dos atos sustentáveis da comunidade estudantil.

A escolha da coruja, que também simboliza a sabedoria, reflexão, o conhecimento racional e intuitivo, tem o objetivo de gerar, nos estudantes e servidores, uma reflexão das ações sustentáveis que cada um está praticando para ajudar na mudança do planeta.

Escolha um nome para a mascote dessa campanha. Acesse o link, veja as sugestões e vote em um.