Página inicial > Reitoria > IF Paraíba traz inovação tecnológica e sustentabilidade à SBCP

IF Paraíba traz inovação tecnológica e sustentabilidade à SBCP

Criado: Quarta, 24 de Julho de 2013, 09h37 | Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2013, 09h37 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3951

Obter a trajetória solar de uma determinada região com o intuito de orientar os projetistas de circuitos que utilizam placas solares para o máximo aproveitamento da irradiação. Esta é a proposta do projeto Medidor de Trajetória Solar orientado pelo professor do IFPB - Campus Cajazeiras, José Alves do Nascimento.

O projeto desenvolvido com os alunos do curso integrado em Eletromecânica, Samuel de Oliveira, Lucas Bezerra e Henrique Alencar é uma inovação que busca otimizar o número de placas solares de instalações de fotovoltagem. De acordo com Nascimento após o mapeamento, o próximo passo da pesquisa será ainda mais inovador. “A próxima etapa será desenvolver placas inteligentes que acompanhem a incidência solar seguindo a trajetória previamente medida”, explica Nascimento.

Robótica a serviço da sustentabilidade - Nesta perspectiva os três projetos finalistas da feira de ciências do IFPB – Campus Picuí foram selecionados para representar o campus na 65º Reunião Anual da SBPC. Conheça um pouco de cada um deles:

Controle de mecanismos por voz via Bluetooth – Coordenado pelo professor Bruno Vitorino e desenvolvido pelos alunos do curso integrado de Manutenção e Suporte em Informática, Neto Borges e Leandro de Oliveira o projeto criou um braço robô movido por comandos elétricos que são enviados via celular por meio da tecnologia bluetooth. De acordo com Borges o braço robô foi construído com material reciclado e mostra que é possível “a aplicação de materiais simples em projetos de robótica”. Como resultado do projeto os estudantes foram contemplados com bolsas de iniciação científica do CNPq.

Gambiarra – Idealizado e desenvolvido pelo aluno do curso integrado em Informática Básica, Erick Wellington da Silva, o projeto consiste na criação de um robô feito totalmente com material reciclado que tem a capacidade de coletar resíduos sólidos em qualquer superfície plana e direcioná-los a lixeiras acopladas à superfície. Movido por um controle de remoto de carrinhos que foi adaptado para funcionar conectado a um carregador de celular, o robozinho dispensa as baterias que posteriormente virariam lixo eletrônico. O protótipo foi desenvolvido com tampas de refrigerante, pedaços de plástico, EVA, borracha de câmara de ar, engrenagens de rádio e uma antena de celular que recebe o sinal do controle via radiofrequência.

Telefones VOIP – A partir da análise dos telefones VOIPs utilizados no Campus Picuí, a aluna Iris Dantas, coordenada pelo professor Pablo Andrey, desenvolveu uma rede de telefonia VOIP que pode ser instalada em qualquer computador, que não precisa estar conectado à internet, apenas interligados à rede. Com o sistema é possível estabelecer comunicação entre setores de uma empresa sem custo e com áudio de qualidade.

Assessoria de Comunicação - ASCOM

Instituto Federal de Pernambuco - IFPE