Página inicial > Reitoria > Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é destaque na SBPC

Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é destaque na SBPC

Criado: Quarta, 24 de Julho de 2013, 12h05 | Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2013, 12h05 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 825

Em estande com 200 m², são apresentados os mais diversos trabalhos – da alta tecnologia a projetos sociais – desenvolvidos  pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.  O espaço é destaque na 20ª Mostra de Ciência e Tecnologia e Inovação (ExpoTeC), que ocorre dentro da 65ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no período de 21 a 26 de julho, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Rede – composta por 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), 24 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais, além da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro – é representada no evento pelos Institutos Federais do Amazonas, da Bahia, de Brasília, Baiano, Fluminense, Goiano, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Sertão Pernambucano e do Piauí. Cerca de 395 pessoas, entre professores e estudantes, compõem as delegações. Eles estão hospedados em seis batalhões do Comando Militar do Nordeste.

“A SBPC agora tem a Rede Federal apresentando suas diversas áreas profissionais de atuação. Nossas instituições formam um conjunto. Não somos isolados, mas, sim, uma Rede. Cada instituto complementa o outro. Apresentamos aqui desde a alta tecnologia até projetos de inclusão social”, ressalta a coordenadora do projeto Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na ExpoTeC da SBPC, Sandra Maria Branchine. Segundo ela, o evento é uma oportunidade de divulgar a consolidação da proposta da Rede.

No estande, é possível conferir diversos tipos de trabalho. No do Sertão Pernambucano, por exemplo, os estudantes do curso técnico em Agroindústria, Campus Petrolina, mostram tudo o que é produzido no local. Doces, compotas e até geleias produzidas com a farinha da folha do umbu. É possível degustar cada guloseima e ainda saborear vinhos, produzidos pela turma do curso superior de Viticultura e Enologia.

A delegação do Instituto Federal Baiano mostra como é divertido brincar com a Ciência. Estudantes utilizam experimentos que aguçam a curiosidade do público, promovendo o encontro com o saber. Já o Instituto Federal Goiano trouxe, in vitro, a beleza das orquídeas. “O objetivo desse trabalho é produzirmos, em condições artificiais, orquídeas em larga escala e num menor tempo possível. Na natureza, apenas 5% das sementes de orquídeas germinam. Através desse trabalho, esse índice salta para 100%. Ainda realizamos clonagem das espécies”, explica a servidora Daniela Costa. O trabalho é realizado no Campus Urutaí. Até a próxima sexta-feira (26), cerca de 44 projetos deverão ser apresentados pelos institutos que representam a Rede no evento.