Página inicial > Reitoria > Centenas de trabalhos de Institutos Federais são apresentados na Sessão de Pôsteres da SBPC

Criado: Quarta, 24 de Julho de 2013, 17h02 | Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2013, 17h02 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1599

São 4.745 trabalhos expostos nos Centro de Convenções da UFPE, durante a 65ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Centenas desses são resultado de atividades acadêmicas desenvolvidas pelos institutos federais de todo o Brasil nas mais diversas áreas do conhecimento, como Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas, Engenharias, Artes, Letras e Linguística.

A estudante do curso Engenharia de Controle e Automação, campus Manaus – Distrito Industrial, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), desenvolveu um sistema de realce de imagens subaquáticas realizadas nos rios da Amazônia. O objetivo é incentivar pesquisas feitas nos igarapés que utilizam a imagem. “Podemos realçar cores, nitidez e contraste de fotos realizadas em ambientes turvos, dessa forma o pesquisador pode visualizar os organismos do ecossistema com mais facilidade”, explica.

Para realizar o trabalho, exposto na Sessão de Pôsteres, a jovem fez testes de várias funções da Biblioteca de Visão Computacional até chegar as mais adequadas à aplicação. A exposição atraiu a atenção do estudante do curso de Eletrotécnica do Instituto Federal do Ceará (IFCE), João Murilo. “Também realizo pesquisa na área de processamento de imagem. Por isso, estou interessado. A ideia dela é muito boa. Estou fazendo uma espionagem científica”, brinca.

Esse intercâmbio de conhecimento é o maior atrativo do espaço. “Expor aqui é muito bom por causa da interação. Não há um tema específico. A gente acaba entrando em contato com vários outros. É a difusão do conhecimento, em sua plenitude”, ressalta Thiago Gregório, estudante do curso superior de Música, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Belo Jardim. Sua pesquisa, na verdade, é fruto da época em que cursava o técnico em Enfermagem, também no IFPE. Nela, são realizadas abordagens sobre a utilização de drogas por parte dos estudantes, além de um levantamento que revela fatores como ociosidade, falta de religião, ausência de suporte aos problemas pessoais como fatores que desencadeiam o uso.

Na Sessão de Pôsteres também é possível conferir o resultado de trabalhos em parceria. É o caso da pesquisa que desenvolve modelos e técnicas de sensoreamento remoto para mapear, principalmente, culturas agrícolas. Realizado, conjuntamente, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), IFPE, Embrapa e setor de Informática Agropecuária da Unicamp, o trabalho é apresentado pelo estudante de Engenharia Florestal da Rural, Clériston Silva dos Anjos. Para realizar os experimentos, ele contou com ajuda dos estudantes de Gestão Ambiental, campus Recife do IFPE.

“É uma experiência bastante positiva, através da qual quebramos paradigmas da pesquisa isolada. Isso fortalece o trabalho científico e evita que investigações se sobreponham. Dessa forma, contribuímos mais fortemente para o progresso da ciência e da tecnologia”, enaltece o professor orientador da pesquisa, Ernani Pereira da Silva, que leciona a disciplina de Geoprocessamento no curso de Gestão Ambiental do IFPE.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO IFPE