Página inicial > Reitoria > Delegações agradecem ao Exército por acolhimento

Delegações agradecem ao Exército por acolhimento

Criado: Sexta, 26 de Julho de 2013, 14h30 | Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2013, 14h30 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1911

Em cada cama, uma flor com um bilhetinho escrito à mão, como forma de agradecimento. Através desse gesto singelo, cerca de 90 integrantes das delegações femininas dos institutos federais de Brasília, Paraíba e Goiano retribuíram o acolhimento prestado pelo Exército Brasileiro. Na manhã desta sexta-feira (26), elas arrumaram as malas para deixar as instalações do 14º Batalhão Logístico, onde se hospedaram durante toda a semana de atividades da 65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Na bagagem, saudade de momentos que ficarão gravados na memória de cada uma delas.

Mas antes da partida, homenagens. Após tomarem o café da manhã, cuidadosamente preparado pelos anfitriões, o grupo foi convidado a assistir à formatura semanal da Unidade. Uma forma de entrarem em contato com a cultura militar. A coordenadora do projeto Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na ExpoTeC da SBPC, Sandra Maria Branchine, foi convidada para realizar o hasteamento da bandeira. A honra desse ato foi retribuído com versos escritos pela estudante do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Planaltina, Maria Madalena Soares da Silva. No trecho final, o agradecimento. “Fica aqui a gratidão/ De toda a delegação/ Por tanta Consideração/ Deste Batalhão”, recitou.

Durante a solenidade, a delegação também entregou um buquê de flores, como agradecimento pela hospitalidade. Também foi ressaltada, por parte dos representantes do Batalhão, a parceria do Exército Brasileiro com os institutos Federais. “Realizamos um trabalho, em apoio ao IBAMA, contra exploração ilegal de madeira em reservas ecológicas. Para desenvolver o projeto, mantemos um efetivo de cerca de 200 homens, que ficam alojados nos campi Zé Doca e Buriticutu do Instituto Federal do Maranhão (IFAM). Portanto, também somos acolhidos pelos institutos”.

“Levamos um exemplo de cidadania e ainda mais respeito ao exército brasileiro”, agradeceu Branchine. As integrantes das delegações também não economizaram elogios. “Foi maravilhoso ficar aqui. Convivemos em harmonia. Levarei grandes amizades. E mais uma vez pude comprovar a receptividade dos militares, sempre atenciosos às mulheres e à família. Eles se doam muito”, ressaltou a estudante do curso técnico em Eventos do IFB, Nathaly Maia, que faz questão de retornar ao Recife, onde teve a oportunidade de conhecer diversos pontos turísticos, durante a semana.

“Foi uma experiência maravilhosa e também um aprendizado. Vai deixar saudades”, revelou a estudante de Gestão Ambiental, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Ellen Nayalla. Já a estudante do IFB, Bruna Kelly se emocionou ao falar da diversidade que a experiência de ficar alojada com meninas de outros estados proporcionou. “Não houve qualquer confusão. Tive a oportunidade de conhecer outras culturas, numa convivência muito boa”, disse. As delegações da Rede Federal de Educação Profissional, formadas por cerca de 400 pessoas, entre servidores e estudantes, ficaram hospedadas em seis batalhões do Comando Militar do Nordeste, espalhados pela Região Metropolitana do Recife.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO IFPE