Página inicial > Reitoria > Crianças marcam presença na ExpoTeC

Crianças marcam presença na ExpoTeC

Criado: Segunda, 29 de Julho de 2013, 16h08 | Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2013, 16h08 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1464

Durante toda a semana, o público infantil marcou presença na Mostra ExpoTeC da SBPC. Não é para menos, desde livros, jogos, simuladores e robôs, eram várias as opções que encantavam os pequenos e transformavam brincadeiras em aprendizado.

No estande da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por exemplo, mesmo sem entender os conceitos ou a aplicabilidade dos protótipos apresentados, muitas crianças acompanhavam atentamente todas as explicações, outras queriam apenas participar dos experimentos, como Flávio, 8; Rosana, 8; e Renato, 7; que fizeram questão de sentar na cama de pregos trazida pelo IFBaiano. “Essa aproximação lúdica com a ciência é muito importante, porque eles têm contato com boa parte dos que aprendem na escola, como energia solar, robótica”, comenta Diana Cristina Dutra Leite, mãe de Flávio.

Apresentar a ciência de uma maneira lúdica também foi o que motivou Willames Freitas e Roseane Rodrigues a levarem os filhos Vinícius, 7; e Leonardo, 5, para o evento. Os meninos aproveitaram os estandes e participaram de diversas oficinas. “Aqui eles vivenciam o que aprendem na escola, constroem e, assim, desmistificam, desde criança, o que é ser pesquisador”, diz Willames, que completa: “O diferencial deste evento é colocar a pesquisa como rotina. Também incentiva a busca pelo novo, as descobertas de como tudo acontece”.

Para Maria Luciene de Queiroz, o evento foi importante por incentivar a interação com outras crianças, a participação e o aprendizado do filho Luanderson, 7. “Gostei muito”, resumiu o garoto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFPE