Página inicial > Reitoria > Curso FIC de Informática para a Terceira Idade começa hoje

Curso FIC de Informática para a Terceira Idade começa hoje

Criado: Quarta, 31 de Julho de 2013, 18h19 | Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2013, 18h19 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 6298

Foi realizada, nesta quarta-feira, 31, a aula inaugural do curso Informática Básica para a Terceira Idade no Campus Ceilândia. Além do reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, estiveram presentes no evento Sérgio Tarvernard, da Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal, representantes da Coordenação Regional de Ensino da Ceilândia,  além de policiais militares do 8° Batalhão, falando sobre o projeto Educação para Cidadania e Segurança (EDUCS).

Trata-se de mais um curso oferecido na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Neste semestre, foram abertas duas turmas. No total, são 48 alunos inscritos, todos com 60 anos ou mais de idade. O curso está em sua 3ª edição e, na edição anterior, o FIC de Informática para a Terceira Idade terminou com 0% de evasão. Todos os alunos matriculados permaneceram até o final e se formaram.

A professora Conceição de Maria Cardoso Costa atribui o sucesso ao interesse dos alunos, que percebem a importância dos conhecimentos de informática em qualquer fase da vida. Ela conta também que procura adaptar seu plano de aula às necessidades dos estudantes. “Na aula sobre pesquisa na internet, por exemplo, buscamos páginas que tratam do Estatuto do Idoso”, relata.

Maria José Estrela Marques, de 64 anos, formou-se na turma passada e trouxe sua irmã Neusa Estrela. “Eu moro aqui no P Sul; ela, no Recanto das Emas. A gente vai poder se comunicar mais, só que agora por e-mail”.

O curso segue até dezembro. Na programação, também está prevista uma saída cultural. Nessa atividade os alunos saem a campo, fotografam e aprendem a baixar as imagens da máquina para o computador.