Página inicial > Reitoria > Integração entre estudantes marca abertura do JIF – Etapa Centro-Oeste

Integração entre estudantes marca abertura do JIF – Etapa Centro-Oeste

Criado: Segunda, 05 de Agosto de 2013, 09h48 | Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2013, 09h48 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2536

A integração entre os estudantes marcou a abertura oficial dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) – Etapa Centro-Oeste, ocorrida na noite da última sexta-feira, 2. O evento está sendo sediado no Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e ocorre até amanhã, 6. A etapa Centro-Oeste recebe atletas do IF Goiano e dos Institutos Federais de Goiás (IFG) do Mato Grosso (IFMT), Mato Grosso do Sul (IFMS) e Brasília (IFB), além de delegação específica do Campus Urutaí.

Animados, os estudantes adentraram o Ginásio Ayrton Senna batucando e cantando o nome das instituições que representavam. Após se acomodarem assistiram à entrada da Bandeira do Brasil e surpreenderam, entoando em coro: “sou brasileiro, com muito orgulho”.

A cerimônia de abertura teve a participação dos reitores do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, do IFG, Paulo César Pereira, e do IFB, Wilson Conciani. Contou ainda com diretor de Extensão do IFMT, Elson Santana, e do professor Alan Rodrigo Antunes, representando o IFMS. Também marcaram presença os pró-reitores de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes da Rosa Filho, de Ensino, Virgílio Tavira Erthal, e o diretor de implantação do Campus Trindade, Júlio Cézar Garcia, além do anfitrião do evento, diretor-geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado.

Em seu discurso, o coordenador-geral dos JIF – Etapa Centro-Oeste, Jairo Hélio Júnior, desejou boas-vindas aos presentes e agradeceu a todos os colaboradores na execução dos jogos. O diretor-geral do campus, Gilson Dourado, reafirmou a satisfação em receber o evento, ressaltando o desafio e da responsabilidade em sediá-lo.

O pró-reitor de Extensão, Sebastião Nunes da Rosa Filho, lembrou aos estudantes que é necessário se prezar pela disputa saudável nas competições. “No futuro, durante a etapa nacional, serão esses atletas aqui presentes que representarão a região Centro-Oeste”, considerou.

O reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, destacou a integração entre os atletas participantes, oriundos de escolas irmãs pertencentes a uma mesma rede. “Queremos que todos se sintam acolhidos pelo IF Goiano e tenham em mente que, antes da disputa, o esporte é uma forma de valorização da saúde e de integração entre pessoas”, complementou.

O JIF – Etapa Centro-Oeste reúne cerca de 600 estudantes na disputa das modalidades futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, handebol, vôlei de areia, judô, atletismo, natação, tênis de mesa e xadrez, disputados em mais de 150 jogos. Essa fase servirá como classificatória para a etapa nacional, que será realizada ainda no ano de 2013, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

A realização dos JIF no IF Goiano faz parte do conjunto de ações promovidas pela pró-reitoria de Extensão (Proex) dentro do eixo de atuação de Projetos Culturais, Artísticos, Científicos, Tecnológicos e Esportivos da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Inauguração

Após a cerimônia de abertura oficial, ocorreu no Campus Urutaí a reinauguração oficial do Ginásio Ayrton Senna. A estrutura, totalmente reformada para o evento, recebeu o jogo de estreia da modalidade futsal masculino, com duelo entre as equipes Campus Urutaí e IFMS. Os donos da casa não fizeram feio e venceram a partida por 7 a 0. O jogo começou disputado na primeira etapa, mas a intensa movimentação do time da casa fez a diferença, possibilitando a goleada.

Fonte: Assessoria-Geral de Comunicação Social e Eventos do IFGoiano.