Capacitação de tutores em EAD treina 50 selecionados
Começou ontem (5) e segue até hoje, pela manhã, o Curso de Capacitação de Tutores em EAD, no Campus Brasília. O curso visa treinar mediadores dos cursos Técnicos de Nível Médio ofertados pelo IFB, na modalidade a distância. Os tutores capacitados atuarão nos cursos EAD Serviço Público, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Logística e Administração, os quais serão ofertados à comunidade pelo polo de Ensino Recanto das Emas, vinculado ao Campus Taguatinga Centro.
No primeiro dia, os cursistas foram credenciados e apresentados aos coordenadores de cursos. O treinamento dos tutores contou com a participação da professora e pesquisadora Siland Meire França. Segundo a professora, o ambiente virtual de aprendizagem deve estimular o conhecimento, sendo um espaço aberto para o compartilhamento de dúvidas, saberes e experiências. “Administrar um curso a distancia requer disciplina e presença constante do tutor, que deve ter criatividade e capacidade de adaptação no acompanhamento das discussões e debates”, ressaltou.
O segundo dia de treinamento foi dedicado ao aprendizado da ferramenta de ensino. Parte do conteúdo dos cursos será acessado pela plataforma Moodle. Os tutores foram cadastrados e aprenderam a navegar no ambiente virtual de aprendizagem. Para o professor Diovane Oliveira, instrutor do laboratório, os tutores estão sendo capacitados para terem autonomia de criar fóruns, mediar discussões e realizar apresentação de vídeos.
Os tutores realizarão atividades gerenciais, intermediando e facilitando o processo de aprendizagem. Caberá a eles o papel de trazer informações sobre os cursos, mediar o envio de perguntas durante as teleaulas, chats e fóruns, aplicar avaliações, controlar a frequência e a entrega das atividades nos prazos.
As atividades dos tutores serão desenvolvidas presencialmente e a distância, segundo regime de trabalho de 20 horas semanais. Além das atividades on-line, deve ocorrer um encontro presencial por semana entre cursistas, professores e tutores. O vínculo com o IFB será de dois anos, período de duração dos cursos, com concessão de bolsa paga pelo FNDE.
Redes Sociais