Página inicial > Reitoria > Início de semestre: garanta um bom desempenho acadêmico

Início de semestre: garanta um bom desempenho acadêmico

Criado: Quinta, 08 de Agosto de 2013, 18h00 | Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2013, 18h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3128

Começa mais um semestre letivo no Instituto Federal de Brasília (IFB). Com o início das aulas, é importante que os estudantes fiquem atentos às orientações que são dadas pelos professores e coordenadores na abertura das atividades acadêmicas. Essas primeiras informações são essenciais para o bom aproveitamento do curso.

“Perdi uma prova porque fiquei doente. Como solicito a segunda chamada?”. “Minha nota saiu errada. Como faço para corrigir a menção?”. “Tenho dúvidas com relação ao conteúdo ensinado. Posso ser atendido no plantão ou na monitoria?”. São questionamentos comuns na vida de um estudante. Com o objetivo de orientar os alunos quanto a essas informações básicas, foi elaborado o Manual do Estudante do IFB ― 2013 (clique aqui e acesse).  Esse caderno é entregue aos alunos como parte do kit de boas-vindas.

Planejamento – Para a diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFB, Veruska Ribeiro Machado, o aluno deve ler ponto a ponto esse manual, bem como estar atento à apresentação do plano de aula pelo professor. Observar murais informativos e conhecer a estrutura administrativa do campus onde estuda também é fundamental.  “O aluno deve aproveitar este primeiro momento na instituição para conhecê-la; assim ele poderá usufruir de todas as oportunidades que o Instituto oferece”. De acordo com a professora, planejamento e organização são vitais para um bom desempenho ao longo do semestre. “A aula é apenas um elemento do processo de formação”, salienta.

Organização – Para a diretora de Políticas de Ensino, Ana Carolina Simões, organização também é um dos pontos ressaltados. Ela frisa que é importante estar atento aos prazos dos editais de assistência estudantil. “Para a concessão de bolsas ou auxílios, o aluno deve observar o que é solicitado e ter o cuidado para não perder os prazos”, observa. O aluno deve obedecer aos procedimentos corretos de solicitação de documentos, requerimento de segunda chamada de avaliação e entrega de atestados. É necessário que o estudante saiba onde fica a coordenação pedagógica e o registro acadêmico de seu campus. O calendário acadêmico também não pode ser esquecido. Pode ser encontrado na página do IFB, dentro da seção de cada campus.

Adaptando o estudo à rotina – Para os estudantes que acumulam funções de trabalhador, pai e mãe de família, é muito importante saber desenvolver estratégias próprias de otimização do tempo. Os pequenos períodos de estudo podem ajudar no acompanhamento das aulas. Antes de o professor entrar em sala de aula, vale a pena revisar a matéria, reler anotações e retomar o que foi visto.

A professora de Artes Plásticas, Cristiane Terraza, que leciona nos cursos Técnico em Edificações e Técnico em Móveis, no Campus Samambaia, ressalta a necessidade de o aluno desenvolver autonomia para a construção do conhecimento, mas sempre contando com o auxílio do professor, que deve ser sensível e entender o público que atende. Para ela, o estudo se inicia com a participação em sala de aula, por meio da contextualização e associação do conteúdo com a realidade e do debate com o professor. Já no período de estudos extraclasse, Cristiane recomenda priorizar os assuntos que demandam mais tempo de trabalho para apreender.

A professora ainda recomenda aos estudantes a realização das tarefas com prontidão. Não deixar as tarefas para “a última hora”  facilita o processo de recorrer aos professores, tanto em sala de aula como em horários de atendimento para tirar dúvidas.