Página inicial > Reitoria > Caneca é distribuída para reduzir o consumo de copos plásticos no IFB

Caneca é distribuída para reduzir o consumo de copos plásticos no IFB

Criado: Sexta, 09 de Agosto de 2013, 11h56 | Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2013, 11h56 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 7337

Estudantes e servidores do Instituto Federal de Brasília (IFB) estão recebendo, desde o final do semestre passado, canecas de uso contínuo. O incentivo à substituição dos copos descartáveis no Instituto é uma das ações do Projeto Esplanada Sustentável, campanha de conscientização pelo uso racional de recursos como água, energia e insumos.

Trata-se de iniciativa conjunta dos Ministérios do Planejamento, Meio Ambiente, Minas e Energia e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A proposta é incentivar órgãos e instituições da Administração Pública Federal a adotarem um modelo de gestão mais racional. O IFB aderiu à campanha de sustentabilidade em julho deste ano.

Coruja Gaia – A caneca distribuída traz o desenho da mascote da campanha, a corujinha Gaia. O nome foi eleito com 57% dos votos. O símbolo do projeto vem carregado de significados. A coruja foi escolhida por ser uma ave com capacidade de enxergar através da escuridão. O animal representa a sabedoria e a reflexão. Já o nome Gaia, vem da mitologia grega, personifica a deusa Terra. E é este planeta Terra que o “Esplanada Sustentável” quer ajudar a recuperar por meio da mudança de hábitos, como a substituição de copinhos plásticos descartáveis por canecas duráveis.

O copo descartável é amplamente utilizado devido à praticidade, higiene e baixo custo. No entanto, sabe-se que seu uso diário e massivo representa um grande problema para o meio ambiente. A professora do Campus Samambaia Paula George Dornelles, Tecnóloga em Polímeros com Ênfase em Gestão da Qualidade, conta que o grande problema do plástico no meio ambiente é o seu descarte incorreto. “A  vantagem em diminuir a utilização dos plásticos é uma questão de redução desse material no meio ambiente, tentando reduzir o impacto que ele possa gerar”, esclarece.

Vantagens – Além de representar uma atitude ecológica, a substituição dos copos descartáveis gera, para o IFB, uma economia de recursos com a diminuição dos custos com aquisição de material de expediente. Com 5.821 estudantes (dados de junho deste ano) e considerando o consumo de dois copos por dia, pode-se fazer uma estimativa de descarte de mais 11.600 copos plásticos diariamente, quase 350 mil por mês. Isso sem calcular o consumo dos trabalhadores da instituição.

A campanha de conscientização ecológica no IFB passa por outras ações. Cartazes e adesivos afixados pelos campi exibirão a corujinha Gaia como guardiã dos atos sustentáveis da comunidade estudantil. A coruja estará de olhos bem abertos, lembrando a comunidade acadêmica sobre o consumo racional dos recursos naturais e a eliminação do desperdício.

Além do uso da caneca, outras atitudes ajudam a minimizar prejuízos ambientais. Apagar as luzes de salas vazias, utilizar iluminação e ventilação naturais, quando for possível, descartar corretamente o lixo são exemplos de atitudes cotidianas que fazem a diferença por um planeta mais sustentável.