Página inicial > Reitoria > IFB participa da inauguração do Parque Industrial e Tecnológico da Secretaria de Saúde com abertura de cursos técnicos

Criado: Terça, 20 de Agosto de 2013, 15h09 | Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2013, 15h09 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2208

Nesta terça-feira, 20, foi realizada mais uma aula inaugural de cursos profissionalizantes do Campus em implantação da Estrutural. Desta vez, os cursos serão ministrados via Pronatec, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Estiveram presentes no encontro o governador do DF, Agnelo Queiroz, o Secretário de Estado de Saúde, Rafael Barbosa, o reitor do IFB, Wilson Conciani, o deputado distrital, Dr. Michel, e o presidente do Clube da Saúde, Helvécio Ferreira.

A cerimônia ocorreu no Parque de Apoio da Secretaria, no SIA, local onde estão sendo ministrados os cursos de Operador de Computador, Mecânico de Automóveis Leves, Agente de Combate às Endemias e Recepcionista em Serviços de Saúde. Foram oferecidas cerca de 40 vagas para cada curso, que é voltado a adolescentes com mais de 15 anos.

A solenidade também inaugura o Parque Industrial e Tecnológico da Secretaria de Saúde, que funcionará como polo de formação e capacitação profissional nas áreas de infraestrutura de serviços, com ênfase na tecnologia da informação, órteses e próteses. O evento foi realizado paralelamente à Plenária de Conselhos Regionais de Saúde do Distrito Federal, quando são debatidas as principais ações da rede pública de saúde.

Acordo – Durante  o evento, foi formalizado o acordo de cooperação técnica entre o IFB e a Secretaria de Saúde, que visa à capacitação de mão de obra técnica para atuação nas diversas áreas da rede pública de saúde local.

Rafael Barbosa destacou a parceria com o IFB para a formação de profissionais capacitados. Para ele, esses cursos reafirmam a vocação do DF na formação de profissionais da área da saúde. Agnelo salientou a transformação do Parque de Apoio em um centro de formação de recursos humanos para a saúde e destacou o papel do Instituto na formação de mão de obra técnica. “O compromisso que o IFB tem tido com a cidade é um empenho social: o IFB está presente nas áreas onde há necessidade”, afirmou o governador.

Assinatura de termo de cooperação técnica entre IFB e a Secretaria de Estado de Saúde do GDF

Conciani destacou a oportunidade de ampliação da oferta do ensino técnico no Distrito Federal e falou sobre o crescimento do número de vagas oferecidas pelo IFB. “Em 2009, tínhamos apenas cerca de 300 vagas. Terminamos 2012 com mais de 12 mil alunos e 800 servidores contratados”, ressaltou. O reitor também adiantou a estruturação do projeto para a realização de curso de fabricação de próteses e órteses ortopédicas, também em parceria com a SES/DF.

O reitor do IFB, acompanhado pelo diretor-geral do Campus em implantação da Estrutural, Marcelo Silva Leite, conheceu as instalações físicas onde as aulas serão ministradas e conversou com os atletas do Clube da Saúde que estão inscritos nas turmas de Operador de Computador e Mecânico de Automóveis.