Página inicial > Reitoria > II Fórum de Educação Inclusiva e Encontro de NAPNE marcam as atividades da próxima semana no IFB

Criado: Sexta, 23 de Agosto de 2013, 12h49 | Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2013, 12h49 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2419

Cristiano Pereira de Castro é estudante do III módulo do curso técnico em Eletromecânica do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB). Devido a uma paralisia cerebral, o aluno tem dificuldade de locomoção. Apesar de morar em Samambaia, há 4 meses Cristiano frequenta semanalmente o Campus Planaltina para praticar a Equoterapia. As sessões ajudaram-no a melhorar a postura física e a coordenação motora, habilidades importantes para o manuseio dos tornos e fresas, maquinários comuns no dia a dia de um eletromecânico.
Cristiano Pereira é estudante de eletromecânica e praticante de equoterapia

Esse é apenas um caso entre dezenas de alunos do IFB que apresentam alguma necessidade específica. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) recebeu o registro de 66 estudantes matriculados nos campi e que declaram ter alguma deficiência. Dentre os casos levantados, constam surdez, baixa visão, dificuldade motora e na fala, atrofia de membro superior, entre outras.

Fórum de Educação Inclusiva – Com o objetivo de discutir temas como a educação e a inserção sociolaboral das pessoas com necessidades específicas, será realizado, a partir desta segunda-feira, 26, o II Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. O evento segue até quinta-feira, 29 de agosto, na sala Loyola do Centro Cultural de Brasília (CCB), na Quadra 601 norte. Além de programação disponível em braile, o evento contará com intérprete de libras.

A coordenadora de Ações Inclusivas do IFB, Girlane Florindo, conta que as inscrições do evento foram abertas para toda a comunidade. Na programação, está prevista a participação de várias instituições de ensino, empresas e profissionais que compartilharão suas experiências de inclusão, desde o estágio da capacitação até o ingresso no mercado de trabalho.

Destaques da programação – O coordenador do projeto Diversidade & Inclusão da Serasa Experian, João Ribas, participará de uma das mesas de debate. O executivo nasceu com mielomeningocele, uma má-formação da coluna vertebral, e ficou paraplégico devido a uma cirurgia corretiva quando era recém-nascido. Ribas é doutor pela USP com pesquisa sobre mercado de trabalho para pessoas com deficiência. Na empresa onde trabalha em São Paulo, atua em um programa de empregabilidade e capacitação inclusiva.

Dentre as atrações culturais do Fórum, haverá apresentação da banda Surdodum, na abertura. No dia 28, o Projeto Pés da UnB estará presente, e no último dia haverá apresentação de um grupo de dança cigana. Além de palestras, oficinas, debates e mesas-redondas, a exposição de tecnologias assistivas trará impressora braile, reglete, scanner de voz e outras ferramentas  que auxiliam pessoas com necessidades específicas.

Encontro NAPNE – Antes do Fórum, no próprio dia 26 de agosto, a Coordenação de Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão também promove o III Encontro Distrital de NAPNE. O evento será realizado no Auditório do Campus Brasília (bloco C, térreo).

Essa atividade é interna e visa discutir e alinhar as atividades dos núcleos de assistência nos campi. Trata-se do terceiro encontro da área. Neste ano, o evento apresentará o regulamento de NAPNE aprovado pelo Conselho Superior do IFB na semana passada. A minuta do documento foi trabalhada no encontro de 2012 e este ano já entrará em vigor normatizando o funcionamento dos núcleos de assistência dos campi do IFB.

Clique aqui e acesse a programação completa do II Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva

Clique aqui e acesse a programação.