Página inicial > Reitoria > Projeto de cães-guias nos IF's é apresentado no Fórum de Educação Inclusiva

Projeto de cães-guias nos IF's é apresentado no Fórum de Educação Inclusiva

Criado: Quarta, 28 de Agosto de 2013, 19h16 | Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2013, 19h16 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1655

A presença de quatro cachorros no II Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva desperta a atenção e curiosidade dos participantes do encontro. Os animais – da raça  labrador e golden retriever –, que estão sendo treinados para tornarem-se cães-guia no futuro, viajaram de Camboriú- SC para Brasilia, especialmente para o evento.

Na manhã desta quarta-feira, 28 de agosto, a experiência do Instituto Federal Catarinense com o treinamento de cães-guia foi um dos assuntos apresentados no painel “Os centros de referência em atendimento aos estudantes com necessidades específicas da Rede Federal”. O Campus Camboriú – que foi a unidade pioneira da Rede Federal em formar treinadores para cães-guia – esteve representado no debate por Márcia Souza, coordenadora do projeto.

“O objetivo não é só treinar os animais, mas sim treinar o profissional, para que o projeto nunca acabe”, explica Márcia. Segundo a coordenadora, o interessado em se tornar um treinador de cães deve ter  formação superior em qualquer área, querer ser um treinador e ter disponibilidade, já que o curso tem duração de dois anos, em tempo integral.

Márcia explica que as pessoas com deficiência visual também passam por um processo de seleção,  para avaliar suas características e condições, a fim de receber um cão-guia adequado  ao seu perfil. O cão é entregue à pessoa com deficiência  visual selecionada, sem nenhum custo.

“O objetivo maior é dar ao cego mais liberdade, dignidade, respeito e autonomia, para que ele possa, de alguma forma, ganhar mais espaço na sociedade, assim como nós queremos ter o nosso espaço também”, finaliza Márcia.

O Projeto

O projeto no Campus Camboriú do IFCatarinense teve inicio em 2008, como uma ação do Núcleo  de Atendimento às Pessoas  com Necessidades Específicas (NAPNE), e contou com o apoio da Secretaria de Educação  Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional  de Promoção  dos Direitos da Pessoa  com  Deficiência (SNPD/SDH). Posteriormente, o projeto foi incorporado como uma das ações do Plano Nacional  para as Pessoas com Deficiência, o “Viver sem limites”, lançado  no ano de 2011 pelo Governo Federal.

O projeto visa ao aumento do número de cães-guia, já que dados do Censo Brasileiro de 2010 apontam que o número de pessoas com deficiência visual severa somam cerca de 6,5 milhões e, destas, 526 mil são cegas. Já o número de cães -guia atuando no país não chega a 100.

Na Rede Federal, o projeto está sendo ampliado para outros seis Institutos Federais, que estão se preparando para também oferecer um centro de formação de treinadores e instrutores de cão-guia. Os novos espaços serão criados no Campus São Cristóvão do IF Sergipe, Campus Manaus do IF Amazonas, Campus Limoeiro do Norte do IF Ceará, Campus Alegre do IF Espirito Santo e Campus Urutaí do IFGoiano.