Página inicial > Reitoria > IFB debate Ensino Médio Integrado

IFB debate Ensino Médio Integrado

Criado: Terça, 10 de Setembro de 2013, 16h45 | Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2013, 16h45 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 6651

Na manhã desta terça-feira, 10, teve início, no Campus Brasilia do Instituto Federal de Brasília (IFB), a edição de setembro do “Diálogos Formativos”, que está debatendo sobre a implementação da modalidade do Ensino Médio Integrado (EMI) na instituição.

Durante a manhã, o encontro teve a mediação do pró-reitor de Ensino do IFB, Adilson César de Araújo, e contou com a  participação da coordenadora-geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação, Sandra Regina Garcia, que falou sobre a importância do Ensino Integrado, uma oportunidade que deve ser dada para os jovens de hoje.

“O ensino integrado mostra ao jovem que ele precisa ter um objetivo. Ele vai poder sair do Ensino Médio com uma profissão, facilitando a entrada no Ensino Superior”, afirmou a Coordenadora-Geral.

No Campus Planaltina, isso já acontece desde 2008, com a oferta do curso de Agropecuária. Os demais campi do IFB estão em processo de discussão e construção  de seus planos de curso para a implementação do EMI. O desafio que se apresenta é atrair os jovens e incentivá-los a permanecer na escola, trilhando diferentes modelos de currículos que contemplem seus diversos anseios.

“O desafio é implantar um Ensino Médio que prepare um profissional de qualidade. Esta é uma discussão para descobrir as condições de oferta e o que queremos implantar”, explica Wilson Conciani, reitor do IFB.

A proposta é garantir a implementação do EMI  em todos os campi nos próximos cinco anos. Para isso, é necessária a adequação do tempo e do espaço escolar para atendimento dessa demanda, adaptação de infraestrutura que possibilite a oferta do EMI, criação de oportunidades educacionais e garantia de uma educação de qualidade e inclusiva. Assim, a Pró-Reitoria de Ensino (PREN) traça como política pública do IFB a criação de uma proposta pedagógica, que  integre a formação básica à educação profissional.

O “Diálogos Formativos” que está debatendo o Ensino Médio Integrado continua nesta tarde e será finalizado às 17h.