Página inicial > Reitoria > IFB realiza cerimônia de diplomação e de colação de grau

IFB realiza cerimônia de diplomação e de colação de grau

Criado: Sexta, 13 de Setembro de 2013, 16h12 | Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2013, 16h12 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3906

A noite desta quinta-feira, 12 de setembro, ficará marcada na história de 213 estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB). Foi realizada, no Campus Brasília, a cerimônia de diplomação de 19 cursos técnicos e de colação de grau dos formandos do curso de Tecnologia em Agroecologia, totalizando o envolvimento de  oito campi da instituição.

A solenidade contou com a presença do reitor do IFB, Wilson Conciani, dos diretores-gerais dos campi e do patrono da turma, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Aléssio Trindade de Barros.

Em sua fala, o patrono falou aos estudantes das oportunidades que, certamente, eles encontrão em suas vidas profissionais.

“Vocês devem aproveitar ao máximo todas as oportunidades que terão pela frente, compartilhando com a família, com os amigos, com o próximo, enfim, com toda a sociedade para ajudar o nosso país  nesse caminho de transformação para uma Brasil menos desigual”, discursou.

Conciani finalizou a solenidade destacando a importância do certificado que os estudantes estavam carrengando nas mãos.

“Cada um de vocês recebe hoje a recompensa do seu trabalho. Todos nós temos a certeza de que este país mudará com a ajuda dos profissionais que aqui estão se formando. Isso é muito mais que um diploma! Isso é a conquista de vocês!”, finalizou.

Oportunidades

Entre as 213 histórias de vida, estava Rita Maria da Silva Santiago, mãe de quatro filhos, que  recebeu a certificação no curso Técnico em Vestuário, no Campus Taguatinga. A estudante entrou no IFB por meio de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) e, depois de concluí-lo, iniciou o curso técnico.

“O FIC foi abertura para as costureiras que estavam em casa trabalhando, já que a maioria das mulheres da minha turma já mexia com costura, só que nós não éramos técnicas”, conta.

Ela explica que sempre trabalhou com costura, mas viu no curso a oportunidade de se profissionalizar.

“Quando nós conhecemos o IFB pelo FIC, nós vimos um novo horizonte de se profissionalizar nessa área aqui em Brasilia, até porque os cursos aqui na região são muito caros e a comunidade não tem condições de pagar. E o Instituto deu essa oportunidade de nós fazermos um curso técnico”.

Agora, Rita pensa continuar os estudos, pronta para uma próxima etapa na vida. “O sentimento que fica nesta noite de hoje é de vitória. Missão dada é missão cumprida”, finaliza.

Veja, no perfil do IFB no Facebook, mais fotos da cerimônia de ontem.