Página inicial > Reitoria > IFB abre Encontro de Coordenações Pedagógicas

IFB abre Encontro de Coordenações Pedagógicas

Criado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 16h58 | Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 16h58 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1536

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, o Instituto Federal de Brasilia (IFB) iniciou as atividades do  Encontro de Coordenações Pedagógicas, que tem como tema “O Fazer Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica”. O Encontro, que está sendo realizado no Campus Brasília, visa fortalecer o profissional da área pedagógica e concretizar  diretrizes educacionais.

O evento reúne profissionais de Institutos Federais de todo o país, com o propósito de discutirem assuntos, como o papel do coordenador na promoção da educação inclusiva, orientação pedagógica voltada às adaptações curriculares para professores, entre outros.

Na manhã desta quinta, o tema debatido na abertura  foi “O desafio dos pedagogos frente ao contexto da formação docente na EPT”. Quem falou sobre o tema foi a professora Maria Geralda Pena, do Instituto Federal de Minas Gerais.

Segundo o pró-reitor de Ensino do IFB, Adilson César de Araujo, é por meio da formação pedagógica que o profissional adquire conhecimento sobre planejamento escolar. “É com a formação pedagógica que o professor passa a compreender como se dá o processo de construção  do conhecimento e a entender as relações interpessoais no âmbito da escola, ou seja, a formação pedagógica e a formação sólida  no campo do saber que o professor vai ensinar tem que andarem juntas”, explica.

“Ser docente pressupõe formação técnica e formação pedagógica; sem isso nós vamos ter um técnico ensinando. Pode até ser que dê certo, porém educação não se faz com autodidatas, de forma espontânea. É necessária a formação, porque a profissionalização  passa  pelo conhecimento técnico  e pelo conhecimento pedagógico. Sem isso não teremos uma educação de qualidade”, finaliza Adilson.

Jocileide Bidô, coordenadora pedagógica do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba, falou sobre a importância de sair do evento com uma nova proposta pedagógica.

Já Person Schlickmann, Técnico em Assuntos Educacionais no Campus Joinvile do Instituto Federal de Santa Catarina, achou muito importante a iniciativa do IFB. "Nós estamos numa espectativa muito grande sobre este momento", disse. “Este encontro é uma maneira de nós estarmos construindo coletivamente o conhecimento sobre as nossas atuações e nossas posições como pedagogos dentro dos Institutos Federais", finalizou.

O Encontro continua até esta sexta-feira, 20.