IFB abre Encontro de Coordenações Pedagógicas
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, o Instituto Federal de Brasilia (IFB) iniciou as atividades do Encontro de Coordenações Pedagógicas, que tem como tema “O Fazer Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica”. O Encontro, que está sendo realizado no Campus Brasília, visa fortalecer o profissional da área pedagógica e concretizar diretrizes educacionais.
O evento reúne profissionais de Institutos Federais de todo o país, com o propósito de discutirem assuntos, como o papel do coordenador na promoção da educação inclusiva, orientação pedagógica voltada às adaptações curriculares para professores, entre outros.
Na manhã desta quinta, o tema debatido na abertura foi “O desafio dos pedagogos frente ao contexto da formação docente na EPT”. Quem falou sobre o tema foi a professora Maria Geralda Pena, do Instituto Federal de Minas Gerais.
Segundo o pró-reitor de Ensino do IFB, Adilson César de Araujo, é por meio da formação pedagógica que o profissional adquire conhecimento sobre planejamento escolar. “É com a formação pedagógica que o professor passa a compreender como se dá o processo de construção do conhecimento e a entender as relações interpessoais no âmbito da escola, ou seja, a formação pedagógica e a formação sólida no campo do saber que o professor vai ensinar tem que andarem juntas”, explica.
“Ser docente pressupõe formação técnica e formação pedagógica; sem isso nós vamos ter um técnico ensinando. Pode até ser que dê certo, porém educação não se faz com autodidatas, de forma espontânea. É necessária a formação, porque a profissionalização passa pelo conhecimento técnico e pelo conhecimento pedagógico. Sem isso não teremos uma educação de qualidade”, finaliza Adilson.
Jocileide Bidô, coordenadora pedagógica do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba, falou sobre a importância de sair do evento com uma nova proposta pedagógica.
Já Person Schlickmann, Técnico em Assuntos Educacionais no Campus Joinvile do Instituto Federal de Santa Catarina, achou muito importante a iniciativa do IFB. "Nós estamos numa espectativa muito grande sobre este momento", disse. “Este encontro é uma maneira de nós estarmos construindo coletivamente o conhecimento sobre as nossas atuações e nossas posições como pedagogos dentro dos Institutos Federais", finalizou.
O Encontro continua até esta sexta-feira, 20.
Redes Sociais