Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completa 104 anos
Nesse dia 23, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completa 104 anos de criação. Hoje também é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, desde 2009, com a promulgação da Lei n.º 11.940 de 19 de maio de 2009.
Por um decreto de Nilo Peçanha, o então presidente da República, em 23 de setembro de 1909, o Brasil passou a contar com 19 escolas técnicas federais espalhadas pelo país. O documento criou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que, ao longo do tempo, cresceu em tamanho e importância.
As escolas de aprendizes e artífices deram origem às escolas técnicas federais que, por sua vez, foram transformadas em centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefets), passando a atuar também no ensino superior.
Em dezembro de 2008, os Cefets foram transformados em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os Institutos Federais foram investidos de grande responsabilidade na promoção de crescimento e desenvolvimento sustentável nas regiões em que se instalam. A transformação social é uma prerrogativa dos Institutos, um compromisso com a Nação.
Redes Sociais