Página inicial > Reitoria > IFB marca presença na abertura do CBSoft - 2013

IFB marca presença na abertura do CBSoft - 2013

Criado: Quarta, 02 de Outubro de 2013, 12h16 | Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2013, 12h16 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1281

Na noite dessa terça-feira, 1° de outubro, foi realizada a abertura do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft -2013) no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado, neste ano, pela Universidade de Brasília, o evento conta com o apoio do Instituto Federal de Brasília (IFB), além de órgãos e instituições, como o CNPq, Capes, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretarias do GDF.

Mesa da cerimônia de abertura do CBSoft - 2013Em sua quarta edição, esta é a primeira vez que o maior encontro anual do setor é realizado em Brasília. Com o objetivo de incentivar a troca de experiências entre as comunidades acadêmicas e profissionais sobre as tendências, pesquisas e inovações na área de software, o CBSoft segue até sexta-feira com minicursos, tutoriais e workshops.

A programação do CBSoft-2013 integra ainda quatro eventos tradicionais organizados pela comunidade brasileira de desenvolvimento de software: XXVII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2013), XVII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP 2013), XVI Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2013), VII Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS 2013).

Os coordenadores do evento, professores Genaína Rodrigues e Rodrigo Bonifácio, docentes do Departamento de Ciência da Computação da UnB, procederam à abertura do evento. Para Genaína, o evento conseguiu manter a característica de abrangência de todo o território brasileiro e ainda trouxe sete palestrantes estrangeiros. “Contamos com palestras e apresentações de pesquisadores e profissionais de grande visibilidade nacional e internacional, um indicador de prestígio e respeito que o CBSoft tem conquistado”, destacou.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, falou sobre a necessidade de se promover a indústria de software brasileira como meio de sustentação do crescimento brasileiro. “Precisamos nos igualar a países como a Índia e os Tigres Asiáticos, que estão alimentando o mundo, hoje, com a produção de software”, frisou.

Confira a programação e mais notícias sobre o evento pelo site: cbsoft2013.unb.br.