Página inicial > Reitoria > Dia do Idoso é comemorado por alunos e ex-alunos do curso de Informática Básica

Dia do Idoso é comemorado por alunos e ex-alunos do curso de Informática Básica

Criado: Segunda, 07 de Outubro de 2013, 14h15 | Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2013, 14h15 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1142

No mundo inteiro, o número de pessoas com mais de 65 anos vem crescendo a cada ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000, os idosos representam 8,6% da população do país, com cerca de 14,5 milhões de pessoas. A chamada “melhor idade” tem até uma data para eles: 1° de outubro é considerado o dia do Idoso.

E foi para comemorar esse dia que o Campus Ceilândia levou os alunos e ex-alunos do curso de Informática para Terceira Idade, na última sexta-feira, 4 de outubro, para um dia de entretenimentos. Bingos, sorteios, apresentações de ballet, músicas e uma palestra orientativa sobre o Estatuto do Idoso foram proporcionados aos estudantes.

A participação do campus no evento foi promovida pelos servidores da unidade. Conceição Costa, professora de Informática dos alunos e idealizadora dos projetos voltados para os idosos, e Tarcísio Ribeiro, diretor-geral do campus, estiveram presentes na data. Para ele, essa comemoração é parte do processo de atendimento desse público.

“Muitos deles aproveitam essa oportunidade hoje por não tê-la tido no passado; então, cada detalhe, como a simples comemoração, colabora para essa compreensão do papel que eles exercem na sociedade, de combate à violência, o preconceito, entre outras coisas”, explica o diretor do Campus.

Para Marivaldo Alves, de 65 anos – um senhor de muita simpatia e comunicação admirável – encontros como esse são agregadores, uma vez que todos estão juntos em um mesmo espaço.

“Eu adoro estes momentos, porque aqui podemos conhecer outras pessoas, com interesses parecidos com os nossos e podemos trocar telefone e criar laços. Isso não acontece muito durante a aula, porque todos prestamos muita atenção no que é ensinado e depois vamos para casa, mas aqui não; hoje é dia de conversar, brincar, conhecer”.

Tarcísio finaliza falando da importância dos exemplos dos idosos para as próximas gerações.

“Os Idosos podem mostrar o valor da vida e são exemplos para os alunos jovens, porque este curso teve evasão zero; isso só prova mais uma vez a capacidade e a garra de cada um deles. Almejamos abrir outros cursos com vertentes que possam atender à demanda dos nossos estudantes e, futuramente,  vê-los interagindo e trocando experiências com os jovens. É isso que queremos”, finaliza.