Página inicial > Reitoria > PIBIC – Uma oportunidade para entrada no mundo da pesquisa

PIBIC – Uma oportunidade para entrada no mundo da pesquisa

Criado: Terça, 08 de Outubro de 2013, 19h24 | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2013, 19h24 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1568

Dayane Aragão, estudante de Licenciatura em Química no Campus Gama, é bolsista do PIBIC

“Proporcionar ao aluno conhecimentos de laboratório, de pesquisa, dos procedimentos e saber escrever cientificamente, isso é oportunizar e melhorar o currículo do estudante, já pensando em um mestrado”. Com essas palavras, o professor Gabriel de Oliveira resume os benefícios que o estudante ganha ao decidir ingressar no mundo da pesquisa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Gabriel é orientador da aluna do curso de Licenciatura em Química do Campus Gama Dayane Aragão. Bolsista do PIBIC, Dayane desenvolve, com o professor, o projeto intitulado “Programa para Avaliação da Cinética e determinação das propriedades termodinâmicas do processo de Secagem do Morango”. O projeto desenvolvido por eles é prático-teórico e agrega valor aos agricultores, ajudando no complemento da renda.

Para a estudante, a oportunidade de ser bolsista do PIBIC é única. “Isso é muito importante e contribuirá para meu currículo. Aprender a desenvolver habilidades, possivelmente, eu nunca aprenderia somente na teoria. Eu estou adorando poder fazer parte disso”, comenta.

Já no Campus Planaltina, os estudantes Ítalo Cruz, Josemar Gonçalves e Tatiany Miranda são alunos do  curso técnico em Agroindústria e Tecnologia em Agroecologia do Campus Planaltina. Os alunos, sob orientação da professora Edilsa da Silva, estão na fase final do trabalho “Caracterização do leite produzido pelo rebanho bovino do IFB Campus Planaltina: produção e destinação e análise da redução da carga microbiana do leite cru após pasteurização lenta”.

A primeira fase do projeto já está concluída, que foi a parte de caracterização. Agora, o trabalho é analisar se a produção está de acordo com a Instrução Normativa n.º 62, que traz as normas para produção e consumo do leite.

Nova seleção

Os estudantes de cursos técnicos (subsequente e integrado) e superiores podem seguir os exemplos da Dayane, Ítalo, Josemar e Tatiany e se tornarem bolsistas do PIBIC. O prazo para submissão de projetos de pesquisa está aberto até esta sexta-feira, 11 de outubro.

Se você é estudante, procure um professor e veja com ele a possibilidade de se inscrever. Serão selecionados 16 estudantes do Ensino Médio, com bolsas mensais de R$ 100, e oito alunos de cursos superiores, com bolsas de R$ 360.

Para mais informações, acesse os editais das seleções.